Hoje foi dia de arranjos no sistema de rega

Hoje o dia foi dedicado a arranjos no sistema de rega.

Sabem como é? Coisas deixadas para o último momento. O que deveria ter sido feito no início da primavera apenas hoje foi feito, mas lá ficou o sistema a funcionar.

Após a experiência com sistema tradicional de rega, cheguei à conclusão que o mesmo é muito trabalhoso e lá tornei a montar e reparar o sistema de rega gota a gota e com micro-aspersores, programado. Um descanso ...


Tratamento Orgânico



Tratamento orgânico que uso para tratar os legumes e flores de pragas.


  • Guardar num reservatório com água, as pontas dos cigarros ou mesmo cigarros, de modo a largarem a nicotina.
  • Nessa mesma calda colocar um pouco de borras de café.
Após uns dias, filtrar a calda obtida, acrescentar água se necessário.
Pulverizar as plantas com a mesma.


Hoje foi um dia de relax

Hoje foi um dia calmo, de relax.
Semeei alguns viveiros com flores de outono e com Proteas, "arquivei" sementes. Curti as cores e o dolce fare niente.

Petúnias

Fotografei Petúnias, criadas por mim desde simples sementes. Como ficaram bonitas.

Amanhã sim, amanhã é dia de trabalho. Irei transplantar algumas plantas dos meus viveiros.
Irei igualmente colocar no local definitivo plantas de amendoim, pois as mesmas têm um ciclo, que pretendo acompanhar. (Ver crescimento dos amendoins abaixo neste post.)

Planta do amendoim

Espero igualmente vir a ter tempo para limpar os lagos, pois estão mesmo a precisar.


Á zona de criação espero ir apenas de passagem, aconteceu-me um percalço incompreensível. Sem que nada o justificasse os meus dois gansos morreram de repente!




Ciclo de desenvolvimento do amendoim

Científicamente denomina-se por Kerstingiella geocarpa. É outra espécie de amendoim. As vagens contêm de 1 a 3 sementes, geralmente duas. Teve origem nas savanas de África Ocidental, sendo a zona de cultivo muito restrita; pode-se encontrar no Malí, Alto Volta, Nigéria, Togo e Benin.


Planta do amendoim

A planta do amendoim é herbácea e pode alcançar até 70cm de altura. As flores são amarelas e a pétala maior, o estandarte, tem manchas arroxeadas que a tornam especialmente atractiva. A planta onde são produzidos os frutos também se chama ‘amendoim’; é uma planta anual, com 15 a 70cm de altura, que pertence à família das Fabáceas (Leguminosas) e à espécie Arachis hipogea.




A planta do amendoim


Os caules são ligeiramente peludos, com ramos pendentes desde a base, capazes de desenvolver raízes quando tocam no solo.


As flores são de cor amarelo brilhante e uma das suas pétalas, a maior e mais comprida designada por estandarte, tem manchas arroxeadas. Após a fertilização, desenvolve-se um caule ou estaca, de 3-10cm de comprimento que empurra pouco a pouco o ovário para dentro do solo. O fruto é uma vagem que se desenvolve e amadurece melhor debaixo do solo.


Fonte: http://www.fotosantesedepois.com/2010/05/26/amendoim/










Top 5