Muitas árvores de fruto florescem e têm frutos em recipientes.
Escolha árvores enxertadas em porta-enxertos anões ou compre cultivares compactas criadas para serem plantadas em vasos.
Opte por árvores pouco vigorosas e autoférteis
Árvores como macieiras, pereiras, nectarinas, damasqueiros, entre outras irão desenvolver-se bem em recipientes se bem regadas.
Compre plantas certificadas, de aparência sadia, a crescerem num porta-enxerto adequado para vasos ( escolha árvores enxertadas em porta-enxertos anões, como o M9 para macieiras ou o pixie para ameixeiras e damasqueiros. Os porta-enxertos superanões, como o M27 para macieiras ).
Plante em vasos de 50cm e use composto á base de terra, coloque "pés" de suporte nos vasos para uma boa drenagem. Posicione os vasos num local quente e abrigado e mantenha o composto sempre húmido.
Se comprar espécies únicos verifique se são autoférteis.
Manutenção e colheita
A cada primavera aplique fertilizante universal granulado e todos os anos transplante as árvores para vasos maiores até atingir o de 50 cm de diâmetro.
O calor irradiado por uma parede ajudará a amadurecer os frutos, mas os vasos irão necessitar de água adicional.
Alguns exemplos:
Figueiras: O Limitado crescimento das raízes em vasos promove a produção de frutos. Coloque-os num local soalheiro e proteja-os no inverno (com manta térmica). No final do outono , elimine os frutos verdes, mas mantenha os frutos em estado embrionário.
Cerejeiras: Resultam melhor se colocadas junto a uma parede. Após a colheita, pode os ramos frutíferos para formar novos rebentos ou botões.
Damasqueiros: O calor é essencial para boas colheitas. Coloque junto a uma parede soalheira e de inverno cubra com uma manta térmica.
(Fonte: Vegetais e frutos em vasos - DK
Imagem: net
Sem comentários:
Enviar um comentário