Começando no começo

Jardins, hortas, pomares, criação , trabalhos e mais trabalhos. Como começou tudo isto?
Simplesmente, não sei a resposta. Desde miúdo, comecei a ver a minha avó paterna a dedicar-se com enorme êxito à jardinagem. Diziam que até num dedal fazia crescer uma planta e parece que herdei a tradição.
Alguns anos mais tarde na minha primeira casa, que havia sido da minha avó e que tinha um pequeno jardim,  dediquei-me a plantar uma flores, com êxito em abono da verdade.
Sentia falta de espaço para as minhas flores, e para espaço de lazer no exterior da casa pelo que comecei a procurar um terreno, quinta, onde pudesse ter um jardim, um pomar e um bom espaço exterior para lazer e para receber os amigos. Encontrei-o na Graça do Divor, a 12kms de Évora e enfim, a aventura começou.
Comecei com espaços relvados e com flores e por um pomar. 
Lembro-me de um idoso da aldeia me ter dito " Flores? para quê? Não servem para comer, por que não antes uma horta?"
Fiquei furioso, cada um gosta do que gosta e legumes arranjam-se em qualquer mercado.
Como nós mudamos. Hoje não ficaria furioso, antes pensaria. por que não? por que não ter tudo? na natureza não crescem legumes e flores em conjunto?
Actualmente passei a ter as referidas flores, o pomar e acrescentei a horta que está em fase de crescimento, recuperei a criação de galinhas e afins, que em tempos já tinha testado.
Sei que as hortas estão na moda, mas é uma prática na qual tenho tido tanto gosto, que certamente para mim não irá passar de moda.
Cansa, se cansa, mas em simultâneo alivia o espírito, evita que devido aos tempos que correm o uso de anti-depressivos seja tão necessário.
Lucros, certamente não serão muitos, mas o prazer de ver os legumes crescerem e frutificar é imenso.
Neste momento adoro o meu jardim, as minhas hortas, o meu pomar e a minha criação, ...
Estou sentado no sofá, cansado do trabalho que tive hoje com ele, mas estou feliz.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Top 5