Poda de framboesas na primavera

 Poda de framboesas na primavera



Se as framboesas não forem cortadas durante anos, elas eventualmente degenerarão. A  poda de primavera, é um dos pontos mais importantes no tratamento do arbusto.

Benefícios da poda de primavera

Porquê e quando podar as framboesas

A framboesa é uma planta de dois anos de idade e é essa característica que determina a ordem dos arbustos de poda

 »»»No primeiro ano, as framboesas formam brotos jovens e, no segundo ano, produzem frutos.

Após a frutificação, as plantas morrem; portanto, é preciso cortá-las para que o arbusto não continue a alimentar brotos desnecessários.

Mas,  por vezes não se tem tempo suficiente para remover as hastes que proliferaram imediatamente após a frutificação, logo, a poda é frequentemente transferida para a primavera.

 

Poda de framboesas na primavera

·         A poda de framboesas na primavera é necessária, assim como a poda no outono. E serve para garantir o máximo de frutificação. O inverno é um teste difícil para as plantas, e nem todas podem suportar geadas sem estragos. Portanto, no início da primavera, antes que nas plantas a seive comece a circular “ativamente”, podam-se todos os galhos secos, danificados e quebrados nas framboesas de dois anos de idade.

·         Para que as framboesas não se transformem em matagais intransitáveis, o crescimento jovem remanescente deve ser removido.

·         Framboesas novas precisam ser “desbastadas” para que cerca de 30 “talos” cresçam em cada metro quadrado. Isto faz com que o ar circule mais  livremente dentro dos arbustos e é mais conveniente para colher as bagas.

·         Se a variedade de framboesa for alta, os topos das hastes devem ser aparados na altura do peito, para que os brotos aparados não excedam 120 cm. O excesso de folhas e galhos muito longos retira a humidade e a nutrição necessárias para a formação e amadurecimento das bagas.

 

Que problemas podem surgir durante a poda de framboesas na primavera?

Os problemas podem surgir devido á poda não ser feita no  tempo correcto:

·         Se a poda da primavera for feita muito cedo e, de repente, pode “congelar” o retorno da seiva  (principalmente em regiões frias).

·         Se não teve tempo de fazer a poda de primavera antes do “inchaço” dos brotos, é melhor transferir o procedimento para o outono .

·         A coisa mais difícil na poda da primavera é distinguir os brotos de framboesas do segundo ano dos jovens com um ano de idade. Na primavera, todos parecem iguais, mas os novos brotos  dobram-se e não se quebram, e existe um  “barulho seco” ao  rachar os caules antigos. Os troncos velhos devem ser podados até à raiz, pois os tocos são um viveiro de todos os tipos de infecções e pragas.

 


Como organizar uma plantação de framboesas

As framboesas são plantadas, geralmente, de duas maneiras:

·         Arbusto e fila.

Método de arbusto:

Deixar de cinco a sete ramos saudáveis de framboesa, com uma distância entre os arbustos de até um metro.

Método de fila:

Numa linha de plantação, deixar 10 a 15 plantas com uma distância entre elas de 15 a 30 centímetros e uma distância de 1 a 1,5 metros entre as linhas.

Em qualquer dos métodos as hastes deverão ser amarradas a treliças.

Se podar e organizar formar corretamente as framboesas em tempo útil, criará as condições necessárias para o normal funcionamento das suas raízes , rápido crescimento dos novos ramos e formação de um grande número de bagas grandes.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Top 5