MACIEIRA EM FORMA DE COLUNA (Macieiras Colunares)

 


Curiosidade / Informação histórica: Uma macieira colunar é um clone natural de uma macieira que não possui galhos laterais. Na Colúmbia Britânica, na vila de Kelowna (localizada no Canadá), em uma velha macieira Macintosh, com 50 anos de idade, foi encontrado um galho incomum, ou melhor, tinha um número incomumente grande de folhagem e frutas e não havia galhos laterais. Isso aconteceu em 1964. Essa mutação espontânea não passou despercebida pelos criadores e foi propagada. Com o tempo, com a ajuda de especialistas, criaram macieiras colunares. Ao mesmo tempo, criadores ingleses do condado de Kent e especialistas de outros países trabalharam nessa planta. Em 1976, foram obtidas as primeiras amostras desse tipo de macieira.

Características da macieira colunar:

Os cientistas descobriram que essas características pouco comuns de uma macieira colunar dependem diretamente do gene específico Co. Nessas plantas, os galhos partem do tronco em um ângulo agudo e crescem quase ao longo do condutor. A este respeito, essas macieiras são externamente semelhantes aos choupos piramidais. Tal macieira tem um tronco espessado no qual muitos galhos pequenos crescem e botões de flores estão localizados no topo. Ramos esqueléticos de macieiras simples são muito mais poderosos que os ramos laterais de macieiras colunares. Muitas vezes, eles são substituídos por lanças, travesseiros ou luvas. Os rebentos de tal planta são bastante espessos, enquanto internódios encurtados estão localizados neles. Variedades anãs são menos propensas a ramificação em comparação com o crescimento médio (1,5-3 vezes) e alto (3-4 vezes). Depois que a árvore tem 3-4 anos, seus galhos laterais deixam de crescer. No caso em que o botão apical é ferido, a planta para de crescer, mas os ramos laterais começam a crescer ativamente. Assim, se desejar cultivar uma macieira colunar deve fazer tudo para que o ponto de crescimento da planta seja preservado pelo menos nos primeiros 2 ou 3 anos. A macieira começará a florescer e dar frutos em 2 ou 3 anos de vida. A colheita nos primeiros 5 a 6 anos é abundante, quando a macieira recebe os devidos cuidados. Uma macieira colunar dá frutos não mais do que 15 a 20 anos; após esse período, a maior parte da planta morre.


As Macieiras em forma de coluna, são ideais para pequenos proprietários de jardins. Portanto, em vez de uma macieira comum, você pode plantar várias dezenas de colunas. 

Existem 2 tipos diferentes de macieiras colunares:

  • variedades que possuem o gene Co;
  • variedades simples que foram enxertadas em estoques clonais de super-anões (têm o formato de colunas).


Plantação

Quando plantar:

Os especialistas aconselham o plantio desse tipo de macieira na primavera, mas  antes que os brotos se abram.

Se desejar, você pode plantar uma muda em campo aberto no outono nos últimos dias de setembro ou nos primeiros dias de outubro, o principal é o clima estar quente.

Ao escolher uma muda, atenção especial deve ser dada às raízes,  que não apresentem sinais de apodrecimento. Árvores com raízes muito secas também não valem a pena comprar.

É melhor comprar uma muda em vaso do que em raiz nua, pois pode ser plantada mesmo no verão.

Um local adequado deve ser aberto, ensolarado e protegido contra fortes rajadas de vento.

O solo é deve saturado com nutrientes e bem permeável à água.

(No caso de decidir plantar  um grande número de macieiras colunares, elas deverão ser organizadas em linhas, com a distância entre as mudas em uma linha deve ser de pelo menos 50 centímetros, enquanto o espaçamento entre linhas é de 100 centímetros. As Áreas de plantio, devem ter um tamanho de pelo menos 90x90x90 cm e devem ser preparados meio mês antes do plantio. Se isso não for feito, depois de plantar e sedimentar o solo, o colo da raiz ficará localizado no subsolo, e isso pode levar à morte das mudas)


Plantar uma macieira colunar no outono

No processo de cavar um buraco, é necessário remover a camada superior do solo, na qual existe uma quantidade maior de nutrientes, separadamente da camada inferior, impedindo a mistura. No caso de o solo ser pesado, então, no fundo da cova, é necessário colocar uma camada de pedra britada misturada com areia para a drenagem. Depois disso, de 3 a 4 baldes de húmus (composto), 100 gramas de superfosfato e 50 a 100 gramas de fertilizante de potássio devem ser despejados em solo fértil e misturar tudo. Despeje 100 a 200 gramas de farinha de dolomita em solo ácido. Despeje esse solo no buraco e nivele a superfície. Após, cerca de, meio mês, o solo assenta e compacta.

 

2 semanas depois, precisa colocar, cuidadosamente, a mistura restante do solo no buraco . Depois disso, é necessário instalar o sistema radicular da macieira diretamente nesse "deslizamento", para que o colo da raiz da muda se levemente levemente acima da superfície da parcela. Depois das raízes estarem endireitadas, é necessário colocar o solo infértil do buraco (da camada inferior) e compactá-lo cuidadosamente. Afaste-se do tronco 30 centímetros e forme um rolo em torno dele, cuja altura deve ser de 10 a 15 centímetros. 



A árvore plantada deve ser regada com 10 a 20 litros de água. 

Depois que o líquido ser absorvido no solo, a sua superfície deve ser polvilhada com uma camada de cobertura morta (palha, turfa ...). 

Instalar um suporte próximo à muda e amarrá-la.


Plantar uma macieira colunar na primavera

Se a plantação de macieiras colunares estiver planeado para a primavera, é recomendável preparar o terreno no outono. Durante o inverno, o solo assenta, compacta e o fertilizante aplicado dissolve-se. As macieiras plantadas em tais covas criam raízes muito mais rapidamente e, no mesmo ano, podem até florescer. Plante  na primavera da mesma maneira que no outono.


Cuidados na Primavera

Na primavera, precisa podar as macieiras e vigiá-las com o objetivo de prevenir uma variedade de insetos e doenças prejudiciais. Precisa concluir esses procedimentos antes que os brotos se abram. Ao mesmo tempo, fertilizantes contendo nitrogênio devem ser introduzidos no solo.

Nas macieiras plantadas no ano devem-se quebrar todos os brotos que se formarem. Nas plantas do segundo ano de vida, deverão ser mantidos apenas 10 brotos. A partir do terceiro ano de vida, a carga na árvore não deve ser aumentada imediatamente, mas gradualmente, por exemplo, 2 vezes mais brotos são deixados na planta do que os frutos que deverá deixar amadurecer. Assim, em cada elo de fruto devem permanecer 2 inflorescências, e mais uma vez o desbaste é realizado no verão.

Além disso, as macieiras colunares devem ser regadas com frequência (diariamente no verão) e a camada superior do solo do círculo próximo ao tronco deverá ser arejada, evitando ferir as raízes da planta.


Cuidados de verão

Até meados de junho, é necessário realizar curativos complexos, para os quais se utilizam fertilizantes minerais. Após a formação dos ovários, será necessário reduzi-los. Como resultado, ½ dos ovários devem permanecer na árvore.

Depois, quando os frutos tenham tamanho das cerejas, é necessário garantir que em cada haste fiquem apenas 2 ovários. Quando as maçãs têm tamanho semelhante a uma noz, é necessário remover um dos dois ovários restantes. Como resultado, apenas 1 fruta deve crescer em cada haste de frutificação.

No verão, não se esqueça de realizar exames preventivos de macieiras. Se algum inseto prejudicial for encontrado ou a planta ficar doente, basta tomar medidas oportunas para tratá-la e livrar-se de pragas.

No início de agosto, fertilizantes orgânicos e os que contêm nitrogênio deixam de ser aplicados ao solo. Neste momento, recomenda-se a aplicação de apenas fertilizantes à base de potássio (no solo), pois contribuem para a maturação mais rápida de brotos jovens. 

Para que as partes superiores dos brotos não sofram de geada no inverno, é necessário reduzir a 1/3 a quantidade das folhas.


Cuidados de outono

No outono, devem-se aplicar fertilizantes no solo e fazer tratamento preventivo contra insetos e fungos nocivos que se refugiaram na casca, bem como dentro do círculo do tronco. Se necessário, podar para fins sanitários e, em seguida, preparar as árvores para o inverno.



Vigilância preventiva e tratamento da macieira em forma de coluna

No início do período da primavera (antes do início do fluxo de seiva) e no outono (quando as folhas caem), as macieiras devem ser avaliadas, "rastreadas" e tratadas para evitar doenças e insetos nocivos. A superfície do círculo do tronco também deve ser tratada. Na maioria das vezes usar uma solução de Nitrafen ou fluido de Bordeaux (1%). Este tratamento ajudará a livrar-se de insetos, fungos e bactérias nocivos de várias doenças que estão no solo do círculo do tronco e na casca da macieira. Há técnicos  que usam solução de uréia (7%) para tratamento de primavera, que atua como agente fungicida e inseticida, além de fertilizante nitrogenado.


Rega

Devido ao fato de que esse tipo de macieira não possui uma raiz radicular profunda  irrigar plantas jovens no verão em clima normal uma vez a cada 3 dias. Em clima seco e quente, é necessário regar as macieiras colunares todos os dias ou de 2 em 2 dias. A rega de plantas maduras deve ser realizada 1 ou 2 vezes em 7 dias. 

Para que o solo não seque muito rapidamente e não exista crosta densa na superfície, o círculo do tronco é polvilhado com uma camada de cobertura morta (palha) . Na rega dessas macieiras é recomendado o método de gota a gota. No entanto, uma vez a cada 4 semanas é necessário fazer uma rega abundante para que o solo possa "molhar-se" até a profundidade em que as raízes se encontram. Uma vez a cada 2 semanas após o pôr do sol, deverá regar adequadamente as coroas de plantas de uma mangueira ou regador.


Fertilizantes

Como um grande número de maçãs que é formado há absorção muitos nutrientes do solo. Nesse sentido, essa planta deve ser fertilizada durante todo o período de crescimento intensivo. Na primavera, fertilizantes orgânicos devem ser adicionados ao solo. Para isso, são utilizados estrume de galinha e fermentado.

Para que a árvore receba a quantidade necessária de nitrogênio, poderá borrifá-la com uma solução de ureia (7%), ( só deve fazer isso no início do período da primavera, antes que os brotos comecem a abrir). Depois disso, antes do início da segunda metade do período de verão, se desejado, as plantas podem ser alimentadas mais duas vezes pelo método foliar e usar a mesma solução de ureia (0,1%).

Durante o pico de crescimento intensivo (do início até meados de junho), as árvores precisam de fertilizantes minerais complexos. Desde o início de agosto, os fertilizantes orgânicos não devem mais ser usados como cobertura. Nesse período, as macieiras colunares precisam de potássio, pois contribui para o rápido amadurecimento das partes superiores das mudas.


Cuidados de inverno

No início do período de inverno, os caules de macieiras jovens e colunares precisam estar bem cobertos com galhos de abeto ou aparas de madeira.

 Deve usar apenas material de cobertura a seco e deve ser protegido da penetração de roedores. É impossível cobrir as plantas com palha.

 Para proteger da neve em locais sujeitos à mesma,  é necessário fazer o aterramento da base do tronco da macieira.



Poda de macieira de coluna

Não deve haver galhos em uma macieira colunar, portanto, a poda para formar uma coroa não é necessária. Apenas os ramos laterais são cortados no início do período de verão ou depois que todas as folhas caiam.

Como podar uma macieira colunar

Lembre-se de um dos princípios principais da poda de uma macieira - quanto mais você corta a maioria dos galhos, mais intensivo será o seu crescimento. Então, por exemplo, você corta o ramo por metade, deixando  3 ou 4 "olhos" . Depois de algum tempo, 3 ou 4 brotos fortes crescerão a partir desses olhos. Nesse caso, se você cortar 1/3 do galho e houver 7 ou 8 olhos nele, 7 ou 8 brotos médios crescerão a partir deles. Se a poda for feita corretamente, todos os anos o crescimento da macieira será igual a 10-15 centímetros e aparecerão 2 ou 3 brotos laterais.

Ao cortar galhos, não esqueça que não deve tocar no ramo central. Caso contrário, tendo perdido o ponto de crescimento, a árvore criará galhos ativamente.

No início do período da primavera, numa árvore do primeiro ano de vida, todos os galhos laterais devem ser cortados para que apenas 2 gemas permaneçam em cada um deles. 

Poda de primavera

Antes do início do fluxo de seiva, a poda formativa deve ser realizada. Nas plantas do primeiro ano de vida, é necessário aparar todos os ramos laterais, deixando dois brotos em cada um. Também é realizada a poda sanitária, durante a qual são removidos galhos doentes e cruzados, bem como aqueles afetados por fortes geadas no inverno.

Na árvore do segundo ano de vida, a poda é realizada, formando laços de frutas. Para fazer isso, dos dois brotos que cresceram no ramo cortado do ano passado, você precisa aparar o que está localizado mais verticalmente, deixando apenas dois brotos nele. 

No terceiro ano de vida, os galhos que deram frutos no ano passado devem ser removidos. Com os demais ramos, o mesmo procedimento de poda deve ser realizado no ano anterior. Deve-se lembrar que o ramo de frutas é capaz de funcionar não mais que 3 ou 4 anos. Após esse período, ele deve ser cortado num anel.

Em caso de morte do ponto de crescimento apical, recomenda-se aparar o ramo principal, devendo manter apenas dois gomos laterais . Aguarde até os ramos laterais crescerem desses gomos. Desses ramos, apenas 1 deve ser deixado e deve estar na vertical. Esta ramificação substituirá o ramo principal. Os demais ramos laterais devem ser cortados (com corte inclinado, não um anel).

Poda de outono

No outono, a poda deve ser feita somente quando for muito necessária para manter a forma.



Propagação de macieiras em forma de coluna

 

Para a propagação de macieiras colunares, é utilizado o método de enxerto de estacas varietais no porta-enxerto mais adequado. No entanto, para executar com êxito esse procedimento, é necessária experiência. 

Os especialistas aconselham a propagação dessa planta por camadas de ar. 

  • Selecione um ramo no início da primavera, cuja espessura deve ser semelhante a um lápis. Em seguida, é feito um corte anular do córtex na base, cuja largura deve ser de 5 mm.
  •  Depois disso, é necessário humedecer com Heteroauxin e enrolar esta incisão durante 24 horas.
  •  Além disso, turfa umedecida deve ser usada para enrolar a incisão, enquanto este local é coberto por uma bolsa de polietileno preta, apertando bem para que o ar não penetre
  • . Não deixe a turfa secar completamente. 
  • No outono, as raízes devem crescer no local da incisão. 
  • Depois disso, o ramo é separado da planta-mãe e plantado no solo.
  •  A probabilidade de sucesso dessa criação é 50:50.

Também pode ser propagada por sementes, mas levará muito tempo e muito esforço. E nem todas as macieiras que cresceram a partir de sementes são colunares.


Pragas de macieiras colunares


Pulgões verdes, mosca,  ácaro vermelho, mariposa, verme de folha, cochonilha, gorgulho,  assim como outras pragas. Na luta contra insetos nocivos,  pode usar inseticidas, e também são úteis cintos de captura de papelão ondulado ( não permitem que pragas subam no tronco).

Doenças das macieiras em forma de cólon

As macieiras de coluna sofrem exatamente das mesmas doenças que as outras macieiras.

Siga-nos em:

https://www.facebook.com/groups/568756343272155

Sem comentários:

Enviar um comentário

Top 5