PLANTAS MEDICINAIS
ALFAZEMA Lavandula angustifólia (L. officinalis)
Família
Lamiáceas (Labiadas)
Nomes populares
Alfazema
Partes utilizadas
Flores e partes aéreas floridas
Utilização
Na medicina, é um facilitador do apetite e digestivo. Também muito recomendado na ansiedade, insónia, efeito sedativo.
Alívio de picadas, queimaduras, constipações, dores de cabeça.
Gargarejo »» Bochechar a infusão é recomendado em casos de halitose.
Plantação
Muito fácil de cultivar, requer solo pouco fértil, quase dispensando qualquer fertilização adicional. Desenvolve-se em solos secos sem necessidade de rega especial. Não é atacada por pestes ou pragas e o único cuidado que requer verdadeiramente é a podaa realizar no mês de Abril sobre os ramos que nasceram no ano anterior, para encorajar novos rebentos e estimular floração mais abundante.
Para melhores resultados, é aconselhável uma segunda poda a meio ou no fim do Verão com o objetivo de retirar as flores velhas e os respetivos caules secos. Resiste extraordinariamente ao frio, podendo durar anos a fio no mesmo local sem problemas. Alfazema gosta de exposição direta ao sol, solo arenoso e bem drenado.
A propagação é muito fácil, em agosto ou Setembro retire estacas ou divisão da planta cuidadosamente pela raiz, plantando num meio arenoso e protegido do vento. É difícil obter plantas de Lavanda por semente, se bem que não seja impossível. Se quiser tentar, semeie diretamente no local definitivo e aguarde algum tempo até que um rebento surja.
Sem comentários:
Enviar um comentário