Clerodendrum de Uganda

 

Clerodendrum de Uganda

O clerodendrum é um arbusto tropical cuja terra natal é a África Oriental e a Ásia. O Clerodendrum existe em três espécies: como uma pequena árvore ou arbusto, planta ampélica e liana.

A espécie mais conhecida é o Clerodendo de Uganda que recebe popularmente o nome de clerodendrum blue, ou borboletas azuis em homenagem a flores azuis claras. Também tem outro nome - a “árvore do destino”, por causa de uma  lenda que diz que atrair alegria, felicidade  e sorte.



Descrição botânica da planta

O Clodendrum de Uganda é uma planta perene que pertence à família Verbena. Tem brotações finas lignificadas, as folhas verde escuras atingem um tamanho de 10 cm, com forma lanceolada e com bordas serrilhadas (também há com borda lisa).

A flor de cor azul brilhante e pétalas grandes é muito semelhante a uma borboleta azul. Cada botão, tem cinco pétalas, cada uma das quais difere em cor e forma das outras. O do meio é muito mais escuro que as outras e curvada na forma de um barco.


“A bela lenda da árvore do destino”

A tradução literal do nome da flor significa "árvore do destino". Há uma lenda que veio da ilha de Java da Indonésia. Diz que uma árvore tem um poder tremendo. É capaz de trazer alegria, felicidade e sorte para a casa.

Uma lenda semelhante existe entre os povos africanos. Sabe-se que eles adoravam uma árvore.. Eles acreditavam que essa árvore, a árvore do destino, Clerodendrum, poderia  atrair apenas emoções boas e felizes, além de sorte.

Curiosidade:  Diz-se  que as flores, do clerodendro do Uganda na Roma antiga, adornavam o templo da deusa do amor Vênus.

Flores Maravilhosas

O clerodendrum é valorizado principalmente por sua bela e longa floração. De particular interesse é a forma das flores que lembram borboletas azuis. O agradável aroma que emana das flores também atrai a atenção.



(COISAS DO POMAR, DA HORTA E DO JARDIM »» https://www.facebook.com/groups/568756343272155/ )

 

Características

  • Família: Lamiaceae.
  • Características: arbusto trepador semi-herbáceo.
  • Porte: 1,8 até 3 m.
  • Cor da flor: azul claro e azul-violáceo, na mesma flor.
  • Cor da folhagem: verde-escura.
  • Origem: Quênia e Uganda (leste da África).
  • Clima: tropical/subtropical.
  • Luminosidade: sol pleno

 

Cuidar do Clerodendrum de Uganda

Basicamente, é necessário monitorizar a iluminação, a humidade, a rega e as condições de temperatura.

Após o desabrochar das flores, a poda e o beliscão são obrigatórios para que a planta floresça bem no próximo ano.

Se você cuidar adequadamente da planta constantemente, não será necessário tratamento para doenças e pragas.



Temperatura

Para o crescimento saudável do clerodendrum é necessário manter uma certa temperatura. No verão, a árvore funciona ativamente, mas no inverno, “precisa de paz”. Para isso, a temperatura ambiente deve rondar os 19 ° C. Este método ajuda a planta a ganhar força e a florescer profusamente desde o início da primavera. De março a novembro, a temperatura ideal situa-se na faixa de 19 ° C a 25 ° C.

Humidade do ar

É indicado uma humidade elevada. No interior, nem sempre é possível manter um certo nível de humidade, a pulverização regular com água ajudará a aumentá-la numa sala seca e aquecida. Para humidade adicional, o vaso deve ser colocado com o respetivo prato com água, mas com algo que eleve o vaso, de modo a que a agua não seja absorvida pela terra do vaso (por exemplo, pode colocar um pato um pouco maior que a base do vaso e dentro deste colocar “de cabeça para baixo” outro prato mais pequeno, sobre o qual assentará a base do vaso).

Cuidados com a floração

Cuidar durante a floração inclui curativos periódicos, mantendo uma temperatura favorável e rega moderada.

Durante a floração, a planta deverá ser alimentada com fertilizantes orgânicos e minerais complexas. Especialmente neste momento, recomenda-se aumentar o teor de potássio no solo, o que afeta a floração exuberante e abundante.

Atenção,  os fertilizantes que contêm nitrogênio devem ser reduzidos, ou mesmo não fornecidos temporariamente.

Para evitar a ocorrência de clorose, a planta é tratada e pulverizada com preparações contendo ferro.

Importante! A rega deve ser realizada com água levemente morna e é melhor usar água da chuva.

Tempo de floração

As “borboletas azuis” do Clerodendrum florescem por um longo período, mas não durante todo o ano, como quase todas as outras espécies do Clerodendrum uruguaio. O florescimento dos brotos começa em abril, após a poda de galhos antigos. A floração continua até novembro. Depois a planta deve “descansar”, a fim de fortalecer a força.

Doenças e pragas

A principal razão para o aparecimento de doenças no clerodendro de Uganda é o tratamento inadequado.

Problemas e doenças que podem surgir:

  • clorose. É tratado usando curativo com uma solução de vitríolo de ferro ou preparações especiais contendo altos níveis de ferro;
  • apodrecimento do sistema radicular, devido à rega excessiva. Drenagem regular do solo e rega adequada são necessárias;
  • amarelecimento das folhas, secagem dos topos das mudas, queda dos botões. Começam a ficar amarelo devido à falta de humidade no solo e no ar;
  • manchas castanhas nas folhas devido à hipotermia. Recomenda-se mover o vaso para um local mais quente;
  • mancha amarela e castanha nas folhas. A razão é uma queimadura de sol. É necessário mover o vaso de flores para um local mais escuro. Pulverize o solo com água. Para um resultado mais eficaz, você pode colocar um ventilador perto do vaso.

A Planta  raramente sofre um ataque de pragas. O motivo é que eles não gostam do cheiro das folhas da planta, que contém um nível elevado de óleos essenciais.

No entanto, algumas pragas podem surgir.

Pragas nocivas ao clerodendrum:

  • Lituano
  • pulgões;
  • ácaro;
  • mosca branca;
  • escudo de escala.

Se a praga for ligeira, basta enxaguar o arbusto com água e sabão.

Para danos extensos, são utilizados fungicidas e inseticidas, que devem ser aplicados na planta e no solo.

Métodos de propagação

O Clerodendrum propaga-se de duas maneiras:

  • sementes;
  • estacas.

A propagação com sementes é realizada no final de fevereiro ou início de março. Recomenda-se que as sementes sejam plantadas num substrato pré-preparado a partir de turfa e areia. Precisará regar abundantemente o solo e cobrir o vaso  com película plástica. Após 1,5 meses, os primeiros brotos aparecem.

A propagação por estacas é realizada no período de abril a setembro. Para o fazer, os brotos alongados são cortados ao meio. O corte é dividido em estacas, cada uma deve ter pelo menos três filas de brotos. D eseguida, são colocados em um recipiente com água ,coberto com um saco ou película de plástico. Assim que as primeiras raízes aparecem, as mudas são plantadas no solo.

O clerodendrum do Uganda é uma planta bonita e brilhante, com inflorescências incomuns em forma de borboletas azuis. Todos os anos são introduzidos novos tipos e variedades de clerodendrum.

(COISAS DO POMAR, DA HORTA E DO JARDIM »» https://www.facebook.com/groups/568756343272155/ )

Sem comentários:

Enviar um comentário

Top 5