Framboesa: doenças e pragas

 

Fig 1


Framboeseira comum (Rubus idaeus) - uma espécie do gênero Rubus da família Pink. Framboesa é um arbusto, ou melhor, grama de arbustos.

A baga rica em vitaminas e microelementos, infelizmente, não pode se proteger de inúmeras doenças e da invasão de pragas de insetos. Portanto, é importante cuidar das framboeseiras para que nem vírus, nem fungos nem parasitas possam prejudicar a planta e destruir a tão esperada colheita.

(COISAS DO POMAR, DA HORTA E DO JARDIM »» https://www.facebook.com/groups/568756343272155/ )

 

Descrição

O rizoma sinuoso e amadeirado das framboeseiras forma uma série de raízes subordinadas, devido às quais o sistema radicular da framboesa se torna poderoso e muito ramificado. As hastes eretas atingem uma altura de um metro e meio a dois metros e meio. As ramas do primeiro ano são suculentas, verde-azuladas, cobertas com espinhos finos e pequenos. No segundo ano, as brotações tornam-se duras e castanhas, e após a frutificação, secam, mas novas hastes verdes crescem noseu lugar na próxima primavera.

As folhas de framboesa são pecioladas, regulares e complexas - com três ou sete folhas ovais, a parte superior é verde escura e a inferior esbranquiçada.

A baga de framboesa consiste em pequenas “gotas” peludas unidas que, em conjunto, formam uma fruta complexa.

Após a plantação, as framboeseiras  geralmente começam a dar frutos no ano seguinte, no primeiro ano apenas botões de flores aparecem nas suas hastes, a partir das quais mais tarde, na próxima primavera, os ramos das frutas se desenvolvem. No entanto, hoje, graças aos esforços de criadores, há variedades remontantes de framboesas , que frutificam no primeiro ano.

A framboeseira atrai muitas pragas de insetos que parasitam, e causam muitas doenças perigosas. A plantação adequado e os cuidados com as plantas fortalecem a resistência a doenças e a insetos parasitas.

Fig 2


Doenças da framboeseira e tratamento

Framboeseiras amarelas

Se isso acontecer no outono, provavelmente ocorrerá por mudanças sazonais naturais, mas se ficarem amarelas na primavera ou no verão, esse é um sinal alarmante. Existem várias razões para esse fenômeno, e uma delas é devido a  doenças bacterianas, cancro da raiz e bócio das raízes. Os sintomas dessas doenças são semelhantes: nas raízes, na forma de tubérculos, as brotações são interrompidas, as folhas de framboesa ficam amarelas e as bagas perdem sua doçura.

Na maioria das vezes, as plantas adoecem em solos levemente alcalinos ou neutros. Para evitar, inspecione cuidadosamente as mudas de framboeseira antes da plantação e, se houver “inchaço nas raízes”, remova a parte afetada do rizoma e trate a seção com uma solução a 1% de sulfato de cobre.

As folhas também podem ficar amarelas por outro motivo:  - doenças virais que aparecem nas folhas. Não há cura para doenças virais, portanto, tente proteger as framboeseiras de serem infectadas com um tratamento preventivo contra pulgões, que é o portador da doença. Retire imediatamente da área e destrua as amostras doentes.

Às vezes, ocorre amarelecimento prematuro das folhas porque a framboeseira poderá estar muito densa  - os matagais estarão  mal ventilados, as plantas não têm luz suficiente. Faça uma boa poda com o desbaste dos arbustos e alimente as plantas com estrume de frango ou de cavalo bem curtido.

Fig 3


Também poderão ficar amarelas por doenças virais que penetram nos tecidos através de cortes e ruturas no córtex. Os Portadores de vírus são insetos - nemátodos, carrapatos ou pulgões, que expõem as framboesas a uma doença grave, como icterícia ou clorose. Primeiro, as seções da placa foliar entre as veias ficam amarelas, depois o amarelo espalha-se assimetricamente a toda a folha e enruga-a. Os brotos caem e os frutos ficam pequenos, deformados e secam rapidamente.

Muitas vezes a infeção é devida a um solo com muita acidez. É possível mudar todo o solo, para o transformar em  alcalino, mas pode melhorá-lo e diminuir as infeções, introduzindo gesso à taxa de 120 g por 1 m² na área de escavação, e eliminando o excesso de humidade.  E, não se esqueça de destruir os insetos que “carregam” a infeção.

Se a sua framboeseira estiver com clorose, você terá que desenterrar as amostras afetadas e queimá-las. No local onde cresceram não será possível cultivar framboeseiras antes de dez anos: ainda não há cura para a clorose.

framboeseiras encaracoladas

As folhas das plantas doentes tornam-se menores, enrugadas e rígidas, e a parte inferior da placa foliar torna-se castanha. As bagas em arbustos doentes tornam-se ácidas, deformadas e secam, e a própria planta morre dentro de dois a três anos. Tenha cuidado, inspecione as plantas quanto a sintomas da doença, porque a doença não pode ser curada e as plantas afetadas devem ser imediatamente removidas do local e destruídas.

Fig 4


Doença mioplasmática

Uma outra doença prejudicial das framboeseiras na qual a planta forma muitos brotos inférteis com uma altura de 30 a 50 cm - até 200 por arbusto. Se um espécime desse tipo aparecer, destrua-o imediatamente antes que a doença se espalhe para os arbustos vizinhos, porque a doença não tem cura.

Principal cuidado ð destruir pragas de insetos.

Framboeseiras  a secarem

Isso acontece como resultado de uma violação das regras para cuidar de framboeseiras. Aqui estão as razões pelas quais as folhas e até os caules das framboesas secam:

  • falta de humidade;
  • falta de nitrogénio;
  • planta muito denso e, como resultado, iluminação insuficiente.

Examine o estado da sua framboeseira, identifique e elimine seus erros, e não negligencie a poda anual.

As framboeseiras também morrerão pelas doenças descritas abaixo:

Fig 5



Ferrugem da framboesa

Às vezes, as framboesas secam por causa de doenças fúngicas das framboesas, uma das quais é a ferrugem. Em maio, manchas escuras aparecem na parte inferior das folhas, as quais secam e caem. Úlceras Castanhas aparecem nos caules. Os arbustos doentes terão que ser destruídos porque a ferrugem não tem cura, mas medidas preventivas podem ser tomadas para impedir que as framboeseiras sejam infetadas com esta doença- Trate na primavera e no outono com uma solução de 1% de líquido de Bordeaux.


Didimella da framboeseira

Mais frequentemente do que a ferrugem, as framboeseiras roxas ou didimella afeta as framboeseiras, causando a secagem das framboeseiras. Primeiro, manchas roxas claras aparecem nas hastes jovens, que gradualmente ficam manchadas e escurecem ao longo das bordas para uma cor castanha avermelhada, e pontos pretos - picnídeos - aparecem no centro mais claro das manchas. Com o tempo, as manchas fundem-se, os brotos quebram-se e não se desenvolvem.

Destrua as amostras infetadas com o fungo, trate os arbustos com uma solução a 1% de líquido Bordeaux: a primeira vez em que os brotos atingem 15-20 cm de comprimento, a segunda vez antes da floração, a terceira - imediatamente após a floração e a última vez após a colheita.

Fig 6


Oídio em framboesas


Uma doença fúngica perigosa é o oídio, aparece, geralmente, na primeira metade do verão, especialmente se o tempo estiver húmido. As folhas aparecem com um revestimento branco solto, fazendo com que as folhas sequem e as bagas se deformam.

Antracnose

A antracnose também é uma doença fúngica que as framboesas costumam sofrer. Pequenas manchas cinza com uma borda roxa aparecem nas folhas e caules da planta, crescendo e fundindo-se  formando úlceras, as folhas enrolam-se e morrem, a casca nas hastes esfolia-se e as bagas não têm tempo para amadurecer. É necessário lidar com a antracnose com os mesmos métodos de qualquer outra doença fúngica.

A poda, se a fizer corretamente e no momento certo, reforça a resistência da framboesa a doenças e pragas.

Fig 7


Framboeseiras com folhas torcidas

Este é um sintoma de uma doença da framboeseira com antracnose, sobre a qual escrevi acima, mas às vezes a deformação das folhas não indica uma doença, mas a falta de um ou outro elemento no solo - por exemplo, boro ou potássio. Se o problema é a falta de potássio, as folhas de framboesa são “cortadas”. A deficiência de potássio pode ser corrigida alimentando framboesas com cinzas. A deficiência de boro é eliminada com uma solução de ácido bórico introduzida no solo no início do verão.

 

Pragas das framboeseiras

Pulgões

Os pulgões nas folhas são pragas generalizadas nas framboeseiras, amoreiras e outras culturas de frutos do jardim. Os pulgões vivem em pequenos grupos na parte inferior das folhas e alimentam-se da sua seiva.

Uma maneira de combater os pulgões é borrifar plantas com malathion ou actellik durante o florescimento das framboesas.

Fig 8

Ácaros

Este inseto afeta não apenas as framboesas, groselhas ,  morangos silvestres , mirtilos , sabugueiro , rosas e uvas . Localiza-se na parte inferior das folhas e vai-se alimentando do seu “suco”, traça as folhas com uma teia fina. As áreas danificadas ficam descoloridas; com o curso da doença, as folhas tornam-se “marmoreadas”, secam gradualmente e eventualmente caem. Um precursor para os ácaros é o calor constante e duradouro, sem precipitação.

Uma medida eficaz no combate é pulverizar os arbustos com acaricidas. Se os ácaros forem muito fortes, o tratamento pode ser feito até quatro vezes por temporada, com um intervalo de dez dias (entre tratamentos).

Para não criar um “ambiente confortável” para os ácaros, além da rega, pode fazer pulverização com água de arbustos à noite.

Fig 9


Mosquitos de galha

O Mosquito da framboeseira coloca  ovos nas fendas danificando a casca na parte inferior das brotações, formando “inchaços”. Nos brotos afetados, a casca morre e esfolia e eles secam. Os brotos com sinais característicos de dano (inchaço nas seções radiculares das hastes) devem ser cortados e destruídos.

 

Besouro da framboesa

Este é um pequeno inseto de até 4 mm de comprimento, coberto de pelos amarelos ou cinza. Hiberna na camada superior do solo e, no final de maio, muda para os brotos da framboeseira comendo-os, danificando também flores e folhas abertas. No final de julho, as larvas retornam novamente ao solo, hibernando, para se transformar em besouros no outono.

Deve livrar-se dos besouros durante o período de brotamento, sacudindo-os e destruindo-os. A escavação do solo sob os arbustos durante hibernação da larva é obrigatória.

Broca do morangueiro e da framboeseira

Esse inseto prejudica não apenas as framboesas, mas também os morangos. Os insetos hibernam sob folhas caídas e torrões de terra, e na primavera depositam os ovos em brotos, onde a larva se alimenta de uma flor, comendo-a por dentro. Um gorgulho do sexo feminino, colocando um ovo em cada botão, pode danificar até 50 flores dessa maneira. Entre junho e julho, uma nova geração de gorgulhos voltará para comer folhas.

Para evitar que os insetos destruam a colheita, borrife framboeseiras durante a brotação e o mais tardar cinco dias antes da abertura das flores com  karbofos, actellik, metaphos ou outras drogas de ação semelhante.

Fig 10


Traça da framboeseira

É uma borboleta com asas castanho escuro com pequenas manchas douradas, já a  lagarta é vermelha com uma cabeça castanho escura.

 As lagartas hibernam nas fendas das hastes ou sob os restos de plantas no chão, e no início da primavera movem-se para brotos e roem botões, e depois penetram no  broto, criam pupilas no final de maio e, desde o início do florescimento das framboesas, as borboletas voam, pondo ovos nas flores de framboesa . As lagartas que emergiram deles comem as bagas, destruindo a colheita.

Mosca da framboeseira

É também uma praga perigosa, cujas larvas “roem tuneis” em espiral no interior das hastes, o que faz as pontas dos brotos murcharem e apodrecerem.

Quando a floração começa, as larvas saem do solo, onde passam o inverno e transformam-se em borboletas que voam na primavera e depositam larvas que comem o caule por dentro.

Inspecione cuidadosamente os arbustos e corte imediatamente as pontas afetadas dos brotos para obter uma haste saudável.

Polvilhe as framboeseiras  com um actellik ou karbofos no início da primavera, quando os brotos começarem a crescer. No outono, remova as folhas caídas do local.


Tratamento das framboeseiras na  primavera / Prevenção

Assim que o frio passar e a terra começar a aquecer, limpe a área onde as framboeseiras então plantadas: corte os topos picados pelas geadas, remova os caules quebrados ou de cor diferente e os que crescem dentro do arbusto. Varra a folhagem do ano passado e queime-a, adicione fertilizantes nitrogenados ao solo. Depois disso, amarre as framboesas na treliça.

 

Fig 11

É melhor pulverizar framboeseiras na primavera com nitrafen ou líquido de Bordeaux como medida preventiva, e precisa tratar não apenas os arbustos, mas também o solo debaixo deles. A primeira pulverização deve ser realizada antes dos botões começarem a florescer. A necessidade de repetir o tratamento na primavera e no verão depende das doenças que tiver notado com as framboesas no ano anterior.

No entanto, após a colheita, é necessário realizar o último tratamento de framboeseiras e solo sob os arbustos com nitrafen ou líquido de Bordeaux para destruir os “atacantes” que poderiam aparecer nas framboesas nos meses de verão.

 

Tratamento das framboeseiras no  outono / Prevenção

A partir de meados, até ao fim do outono , corte as hastes da raiz do segundo ano, que não darão mais frutos, bem como brotos fracos e doentes. As hastes de  primeiro ano, que darão bagas no próximo ano, devem ser aparadas. Depois disso, remova todas as folhas dos caules. ( coloque uma luva na mão e, segurando o galho levemente na mão, execute um movimento regular, de baixo para cima e não vice-versa, porque, caso contrário, você danificará ou rasgará os brotos. As folhas que não puderem ser removidas dessa maneira, retiram-se com tesouras de podar. Apanhe as folhas caídas e queime-as juntamente com parasitas, fungos e vírus. Adubar o solo, se necessário. Depois pode remover as framboesas da treliça e organizá-las para o inverno.

(COISAS DO POMAR, DA HORTA E DO JARDIM »» https://www.facebook.com/groups/568756343272155/ )

 

Como “fertilizar framboeseiras”

Precisa fertilizar framboesas ao plantar. Depois disso, a necessidade de alimentação ocorre somente após duas estações, ou seja, na terceira primavera.

Na primavera, as framboesas precisam de fertilizantes nitrogenados.

No outono, é positivo adicionar 100 g de cinza ao solo (como fertilizantes à base de potássio e fósforo) e 6 kg de húmus ou estrume por mesma unidade de área - a cobertura superior do outono é aplicada a cada dois anos.

O estrume pode ser substituído com sucesso pelo composto adicionando cinzas e fertilizantes minerais.

 

Como lidar com framboesas

A maneira mais fácil de cortar brotos indesejados é com uma pá afiada a uma profundidade de dez centímetros, mas deixe-os no mesmo local onde secam gradualmente. Para proteger o jardim da penetração de brotos de framboeseiras, as framboesas são cercadas com pedaços de ardósia ( ou placas plásticas) enterrados no chão a uma profundidade de 35 a 40 cm. Também podem ser plantadas em vasos ou baldes sem fundo, enterrados no chão, o que evita o seu “alargamento” indesejado

Nota:  a introdução de fertilizantes nitrogenados não na primavera, mas no outono, reduz significativamente o número de brotações radiculares.

( Fonte:  COISAS DO POMAR, DA HORTA E DO JARDIM »»  https://www.facebook.com/groups/568756343272155/  )

 


 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Top 5