GROSELHAS



Groselha

Groselha comum (Ribes uva-crispa)
Planta originária da Europa Ocidental e o norte da África. Em condições naturais, ainda é encontrada na Europa Central e do Sul, Ásia Central, Cáucaso e América do Norte. J. Ruelle foi o primeiro a descrever groselhas em 1536 no livro De natura stirpium. No século XVII na Inglaterra a sua popularidade aumentou acentuadamente e começou um intenso trabalho dos criadores para desenvolver novas variedades dessa cultura. No início, apenas algumas variedades de groselhas foram obtidas, mas no século 19 já havia várias centenas.

Especialistas na América iniciaram investigação em groselhas e conseguiram um híbrido resistente ao oídio, considerado o principal inimigo dessa cultura. Hoje, as groselhas são cultivadas em quase todos os países.


As groselhas não são arbustos muito grandes, a altura não excede 1,2 M.


A planta possui espinhos de origem foliar. Na superfície de brotos jovens de forma cilíndrica, existem agulhas finas - espinhos.

Os pecíolos são pubescentes curtas, têm formato ovoide ou arredondado e um comprimento de cerca de 60 mm. As folhas são de três e cinco lóbulos.

As flores vermelhas pálidas ou verde-claras abrem em maio.

Os frutos são bagas de formato esférico ou oval, atingindo um comprimento de 1,2 cm (em algumas variedades, os bagos têm cerca de 4 cm de comprimento), sua superfície pode estar nua ou com cerdas grosseiras, e há uma venação claramente distinguível. Podem ser de cor branca, verde, amarela ou vermelha; o seu amadurecimento é de junho a agosto.

Os frutos são muito saborosos e saudáveis, incluem sais metálicos, vitaminas, ácidos orgânicos e taninos.

Esta planta ajuda a atrair um grande número de insetos polinizadores para a horta.

As groselhas são auto-férteis; portanto, se desejado, apenas 1 arbusto pode ser plantado no jardim e produzirá.





Plantar


As groselhas podem ser plantadas na primavera ou no outono (dos últimos dias de setembro à segunda quinzena de outubro). Jardineiros experientes recomendam o plantio dessa cultura no outono, pois as mudas criam raízes bem antes da geada e têm um sistema radicular bastante poderoso.

O sistema radicular de um arbusto desse tipo é longo e, portanto, as terras baixas para o plantio não são adequadas, pois nessa área a probabilidade de desenvolver uma doença fúngica é alta.

É adequado um local bem iluminado, localizado num local plano ou numa colina, que deve ter proteção confiável contra ventos frios que sopram do leste e do norte.

O solo deve ser levemente ácido ou neutro, enquanto o pH é de cerca de 6. Solo arenoso.

Plantação no outono

A remoção de ervas daninhas junto deste arbusto é complicada pelo fato de ter espinhos afiados; assim, nas primeiras semanas de outono, será necessário remover todas as ervas daninhas da área designada para o cultivo de groselha.

Imediatamente antes do plantio, o solo deve ser desenterrado, enquanto tenta remover todos os rizomas de plantas daninhas.

Depois disso, a superfície do local é nivelada com um ancinho e todos os grandes pedaços devem ser quebrados.

A preparação da cova deve ser feita 15 a 20 dias antes do plantio, o que permitirá que o solo assente bem. O comprimento, profundidade e largura da cova devem ser de meio metro. Durante a escavação da cova, a camada superior de nutrientes do solo deve ser deixada para um lado e a inferior infértil - para o outro.

O solo superficial deve ser misturado com 50 gramas de sulfato de potássio, com 10 kg de húmus ou estrume podre e 50 gramas de superfosfato.

Se fertilizar durante o plantio, as groselhas não precisarão ser alimentadas por vários anos.

Distância de plantação de 1 a 1,5 m, enquanto o espaçamento entre fileiras deve ser de cerca de 3 m.

Para o plantio, são adequadas mudas de um e dois anos de idade com um sistema radicular desenvolvido (o comprimento das raízes deve ser de cerca de 0,25 a 0,3 m), além de vários brotos poderosos.


Regar bem e depois que o líquido é absorvido pelo solo, a superfície precisa ser coberta com uma camada de cobertura morta (húmus ou turfa), com uma espessura de 20 a 30 mm. Se o local for coberto, isso reduzirá significativamente o número de irrigação, remoção de ervas daninhas e afrouxamento. À planta plantada precisará cortar todos os brotos, o comprimento dos segmentos restantes deve ser de cerca de 50 mm, enquanto cada um deles deve ter 5 ou 6 botões.




Plantação na primavera

O plantio de mudas de groselha em solo aberto na primavera deve ser exatamente o mesmo que no outono. No entanto, os especialistas ainda recomendam dar preferência ao plantio no outono, uma vez que as plantas plantadas na primavera pioram e têm um crescimento mais lento do caule. Após o plantio, o arbusto dará uma colheita completa apenas no terceiro ou quarto ano.



Cuidados

Plantar e cultivar groselhas é bastante simples

No início da primavera, quando a neve ainda não derrete, os arbustos precisam ser pulverizados com água morna usando uma pistola de pintura. Este tratamento é realizado a fim de evitar uma variedade de doenças e pragas.

É necessário afrouxar a superfície do solo ao redor das plantas para uma profundidade de 8 a 10 cm em maio. Para reduzir o número de afrouxamentos no futuro, o local deve ser coberto com uma camada de cobertura morta. Ao mesmo tempo deve ser alimentada com uma solução de fertilizantes de nitrogênio e potássio ou infusão de esterco.

As groselhas reagem extremamente mal à umidade insuficiente no solo, especialmente durante a floração (na primavera) e durante o amadurecimento das bagas (no verão). Os especialistas recomendam o uso de irrigação por gota a gota, caso em que a água fluirá imediatamente para o sistema radicular do arbusto (a uma profundidade de 5-40 cm).

No caso de na primavera o solo ao redor dos arbustos estar coberto de palha, o número de ervas daninhas e o afrouxamento diminuirão drasticamente. No entanto, se ainda houver a necessidade de remover ervas daninhas ou afrouxar o solo, esses procedimentos devem ser realizados, apesar dos espinhos afiados da planta.

Nas fileiras de arbustos plantados em fileiras, os galhos suspensos devem ser elevados com estrias ou redes, que devem ser puxadas entre as fileiras a uma altura de 0,25 a 0,3 m em ambos os lados da fileira.

Cuidados de groselha no outono

No outono, as groselhas precisarão ser preparadas para o inverno. Para que o arbusto desenvolva os brotos de frutas do próximo ano, é necessário que ele não precise de nutrientes, portanto, deve ser alimentado.

A poda é feita no outono, porque na primavera não é recomendada.


Fertilizantes

Esse arbusto produz colheitas ricas por muitos anos e, ao mesmo tempo, precisa dos nutrientes que retira do solo. Assim, recomenda-se alimentar groselhas todos os anos, usando fertilizantes orgânicos e minerais para isso.

Na primavera, em cada arbusto, precisa adicionar 50 gramas de superfosfato, 25 gramas de sulfato de potássio, ½ balde de composto e 25 gramas de sulfato de amônio. Se o arbusto é muito grande e produz altos rendimentos, a quantidade indicada de fertilizante deve ser aumentada em 2 vezes.

A fertilização no solo é realizada em torno do perímetro da coroa, pois é nesse diâmetro que se localiza o sistema radicular. Os fertilizantes no solo, ele devem ser soltos.


Assim que a planta desbota, ela precisa ser alimentada com uma solução de verbasco (1: 5), 5 a 10 litros da solução por arbusto. A alimentação repetida com verbasco é realizada após 15 a 20 dias.




Poda de groselha







Poda de groselha na primavera

(Apenas se extremamente necessário)

No início da primavera, antes que os botões inchem, as groselhas precisam ser cortadas. Para fazer isso, corte todas as hastes fracas, doentes, improdutivas, secas e feridas.

Também é necessário cortar todos os brotos basais, e as extremidades enfraquecidas dos galhos precisam ser levemente aparadas em tecidos saudáveis.

Lembre-se de que a poda de primavera só pode ser feita antes do início do fluxo de seiva. Se você cortar a planta durante o fluxo de seiva, levará ao seu enfraquecimento. Assim é aconselhável que a poda se faça só no outono.

Poda de groselha no outono

Esse arbusto precisa de poda regular, o que deve ser feito todos os anos. Caso contrário, já no terceiro ano de vida das groselhas, observa-se seu espessamento, o que afeta negativamente a qualidade das bagas que crescem no matagal.

Os mais valiosos são os ramos de cinco e sete anos. É por isso que os galhos com mais de 8 a 10 anos de idade (de cor quase preta) devem ser cortados junto ao chão.

As hastes de crescimento distante também devem ser cortadas, bem como as que são excessivamente baixas. Locais de corte, especialmente em caules grossos (diâmetro maior que 0,8 cm), devem ser tratados com variedades de jardins, caso contrário o suco da planta começará a fluir para fora deles.



Doenças de groselha e seu tratamento

Oídio em groselhas




Oídio é o maior perigo para as groselhas. Se o arbusto não for tratado, em alguns anos morrerá. No arbusto afetado nas últimas semanas da primavera ou nos primeiros verões na superfície das hastes, folhas e bagas, aparece uma camada branca. Depois de algum tempo, essa placa se torna uma crosta castanha. Nas hastes afetadas, observam-se curvatura e secagem, ocorrem torções e interrupção do crescimento das placas foliares infetadas, que se tornam quebradiças. Os frutos afetados não conseguem amadurecer, racham e caem.

Para curar a planta afetada, antes que ela floresça, é necessário borrifá-la com uma solução da preparação HOM contendo cobre (40 gramas de substância por 1 balde de água).

Você também poderá tratar o arbusto antes que ele floresça e no final da floração com Topázio (siga as instruções na embalagem).

Outras doenças

Em alguns casos, o arbusto pode ser afetado por antracnose, mosaico, manchas brancas ou ferrugem do cálice.

Se for atingido por mosaico, ele precisa ser desenterrado e destruído o mais rápido possível, o fato é que essa doença viral é incurável.

Para o tratamento de arbustos afetados por manchas, antracnose e ferrugem, é utilizada a mistura de sulfato de cobre, Nitrafen ou Bordeaux.

Nesse caso, a planta é tratada em 2 doses: a primeira pulverização é realizada no início da primavera, antes da abertura dos brotos, e a segunda - 1,5 semanas após o final da colheita. Para fins de prevenção, no início do período da primavera, a área em que a groselha cresce precisa ser libertada das folhas caídas.







Pragas e controle

Em alguns casos, as pragas podem se depositar nos arbustos, e a mariposa-groselha e o pulgão atacam frequentemente a planta. Antes da groselha florescer, uma borboleta mariposa aparece do chão. Coloca os ovos nas flores da planta. Quando a floração termina, lagartas de cor verde saturada aparecem nos ovos, elas roem as frutas e comem as sementes.

Se o pulgão atacar, as placas das folhas começam a torcer, as hastes tornam-se mais finas e tortas, o crescimento para e também se observa o corte e a queda de frutos verdes.

Para se livrar dessas pragas, o arbusto precisa ser pulverizado com Fufanon ou Actellik. No entanto, como você sabe, é mais fácil evitar danos ao mato por pragas do que se livrar deles mais tarde. Portanto, as seguintes medidas preventivas devem ser realizadas regularmente:
Depois que toda a neve derrete, a superfície do solo sob as plantas deve ser coberta com material muito denso (por exemplo, material de cobertura), enquanto as bordas são cobertas com solo. Como resultado, as borboletas mariposas não serão capazes de sair do chão. Quando o arbusto desaparece, esse abrigo deve ser removido.
No outono, o arbusto precisa ser batido a uma altura de dez centímetros.
É necessário apanhar e destruir sistematicamente os frutos dentro dos quais as lagartas estão localizadas.
Os arbustos desbotados devem ser tratados com Lepidocida ou Bicol.


Variedades de groselha:

Todas as variedades de groselha são divididas em americanas-européias (híbridas) e européias. Em comparação com as variedades híbridas, as europeias têm um período mais longo de produtividade e bagas maiores. Mas, ao mesmo tempo, as variedades européias são mais suscetíveis a danos por várias doenças e pragas. Além disso, todas as variedades são divididas condicionalmente pelo tamanho, cor e forma do fruto, pelo amadurecimento, pelo rendimento e pela presença de espinhos ou pela ausência deles.

As melhores variedades:


  • Africano . Esta variedade resistente ao inverno tem um número não muito grande de espigas. As bagas de tamanho médio têm uma cor púrpura escura, na superfície há um revestimento ceroso. A polpa é agridoce com um toque de groselha. Essas frutas são boas para fazer geleia.
  • Negus preto . As frutas são pretas, cobertas por uma pele brilhante. Variedade de meia estação resistente ao gelo, que é altamente espinhosa. Frutas não muito grandes, não racham e têm um sabor agridoce. Boas para geleia, vinho, conservas e compotas.
  • As luzes de Krasnodar . Esta variedade não-remontante é adequada para cultivo em quaisquer condições climáticas. Os frutos são vermelhos grandes.
  • Amarelo russo . Esta variedade é resistente a doenças fúngicas, possui um pequeno número de espinhos, localizados principalmente na parte inferior dos caules. Os frutos são grandes ovais amarelos, permanecem muito tempo na planta.
  • Triunfo branco . Essa variedade é caracterizada por rápido crescimento e produtividade. As frutas esverdeadas ao amadurecer adquirem um leve tom amarelado. São doces, permanecem no arbusto muito tempo.
  • Data . Esta variedade é suscetível à doença de sferoteka (oídio). No entanto, ainda é uma das variedades mais populares, porque é de alto rendimento, e seus frutos perfumados distinguem-se pelo bom gosto. Frutas verdes têm um rubor roxo-carmesim.









Existem também variedades:
  • Com frutas doces - Eaglet, Hinnomaki Gelb, capitão do norte, primavera, africano, homem de gengibre;
  • Com frutas agridoces - malaquita, ameixa, russo, donetsk com frutos grandes;
  • Com frutas perfumadas - White Triumph, Defender, Flamingo, Hinnomaki Strain, African;
  • Sem espinhos - Eaglet, Tender, Serenade, Pax;
  • Com um grande número de espinhos - defensor, aniversário, malaquita, Donetsk de frutos grandes;
  • Com poucos picos  - Mar Negro, Gingerbread Man, Captivator;
  • Com picos que crescem no fundo das hastes - Data, Russo, Mudança;
  • De amadurecimento tardio e meio-tardio - Malaquita, Sadko, Smena, Serenata, Mar Negro;
  • Precoces - Eaglet, mola, saudação, mola;
  • Semi precoces - Flamingo, Ameixa, Carinhoso;
  • Meio da temporada - Homem-biscoito, Pax, Krasnoslavyansky, Ameixas secas.


Para saber mais Siga-nos em: https://www.facebook.com/groups/568756343272155 Jardim, Horta e Pomar - Dicas. Troca e venda de Sementes e de Plantas

Fonte:

https://churchofhive.com/




Sem comentários:

Enviar um comentário

Top 5