PEREIRA

 

PEREIRA

Árvores de folha caduca e arbustos do género Pyrus são representantes da família rosaceae. Este género une mais de 60 espécies.

A pereira está relacionada com as seguintes culturas: macieira, amendoeira, ameixeira, , espinheiro, rosa, codorna, aronia, marmelo, cotoneaster, nespereira e spirea.

Fig 1


Características


A pereira  é uma árvore com uma coroa piramidal ou arredondada.  Pode chegar 15 metros de altura, enquanto o diâmetro de sua coroa pode atingir até 5 metros. Folhas  largas em forma de ovo e pontiagudas com um  comprimento que pode variar de 25 a 100 mm. A superfície frontal das folhas é verde escuro brilhante e o lado de trás é azul esverdeado. No outono, as folhas mudam de cor para laranja-dourado.

A floração começa em março – maio (dependendo da zona e ou clima). As apêndices florais  consistem em 3 a 9 flores brancas perfumadas de cinco pétalas, que em diâmetro podem ter até 30 mm.

 A forma da fruta é geralmente alongada, mas existem variedades com frutas esféricas.

Os frutos podem ser consumidos frescos ou usados para fazer compota, sumo, geleia, e frutas secas.


Plantação

Fig 2


Quando Plantar

Deve ser plantada no outono  ou na primavera, antes do início do fluxo da seiva.

Recomenda-se a plantação no lado sul, oeste ou sudoeste do jardim. Em local bem bem iluminado, mas não extremamente  quente.

Solo preto com subsolo argiloso é mais adequado. Tal cultura não pode ser plantada em solo arenoso, pobre ou pesado de argila.

Possui um sistema radicular poderoso que pode penetrar a uma profundidade de 6-8 metros.


Plantação no outono

 

As plantas plantadas no outono criam raízes mais facilmente, e as árvores ficam resistentes a doenças, pragas e a condições climáticas adversas.

Ao escolher uma planta, preferencialmente de dois anos de idade, é necessário verificar seu sistema radicular que não deve estar podre ou ressecado. O caule deve ser perfeito e não ressequido.

No caso de o sistema radicular da planta parecer desidratado, deve ser imerso num recipiente com água meio dia antes da plantação. Durante esse período a sua elasticidade será restaurada.

A Cova  para a plantação não precisa de ser muito grande. Deve exceder um pouco o tamanho do sistema radicular da planta.

No entanto, se o solo não for adequado para a plantação, o tamanho da cova deve ser de 0,7x0,7 m, enquanto a profundidade deve ser de cerca de 1 metro.

A preparação da cova deve ser feita 20 a 30 dias antes da plantação.

Depois de endireitar as raízes suavemente, encha gradualmente o buraco com solo nutritivo.

 A superfície do círculo do tronco deve ser coberta com uma camada de cobertura morta (serradura, turfa ou húmus), cuja espessura deve ser de 5 a 10 centímetros.

No final, a arvore deve estar amarrada a um suporte.

 

Plantação na primavera

 

A plantação de uma pereira na primavera deve ser feita exatamente do mesmo modo que no outono, no entanto, deve-se notar que uma cova para o plantio precisará ser preparada no outono.

Cuidados

Ao cultivar uma pereira, deve estar preparado para o fato de que ela precisará de cuidados quase o ano todo.

Primavera

Na primavera, a superfície do círculo do tronco deve ser afrouxada e fertilizantes contendo nitrogénio devem ser introduzidos no solo, o que ativa os processos de vegetação.

A poda sanitária deve ser feita antes do início do fluxo de seiva. Todas as hastes e galhos feridos afetados por doença ou pelo gelo deverão ser removidos.

Fazer  tratamento preventivo, no o qual serão destruídas todas as pragas e microorganismos patogénicos que sobreviveram ao inverno na casca da planta ou na superfície do tronco.

Verão

No verão, atenção especial deve ser dada à rega oportuna das pereiras.

 A pereira, muitas vezes, tem um espessamento da coroa, assim, no verão, pode ser necessária uma poda mais fina para que a árvore possa receber luz solar suficiente.

Outono

Fig 3


No outono, a planta precisará de poda sanitária e tratamento para prevenir doenças e pragas que podem se esconder tanto na superfície do círculo do tronco como na casca da árvore. Além disso, ser fertilizada com potássio e fósforo.

Tratamentos / Prevenção

Tratamentos preventivos para doenças e várias pragas são muito importantes.

A primeira pulverização da pereira é realizada no início da primavera. Poderá  usar uma solução de ureia (0,7 kg para 1 balde de água /10l), com o que não só destruirá todos os microrganismos patogénicos e pragas, mas também será uma fonte de nitrogénio para a planta. »»»» Importante : O tratamento só pode ser realizado antes que os brotos inchem; caso contrário, podem acontecer  queimaduras devido à ureia.

Caso você não tenha pulverizado a árvore e os brotos já estejam a florescer, deve utilizar agentes biológicos em vez da ureia.

Antes das primeiras geadas, também é realizado o tratamento preventivo da pereira, que nessa altura começa a entrar em estado inativo. Isso destruirá todos os peptógenos, bem como as pragas que se escondem nas fendas da casca das árvores, bem como na superfície do círculo do tronco. É tratar a árvore e a superfície do solo sob ela.

Pereiras no Inverno

Plantas jovens podem sofrer com geada no inverno. Para evitar isso, no final do outono, proteja-as com manta geotérmica.


PODA


A melhor altura para podar  é a primavera, e deve ser feita antes que o fluxo de seiva comece.

A poda no verão é realizada apenas quando a coroa engrossa muito, o que afeta negativamente o amadurecimento dos frutos.

Beliscar os brotos (pinças) que crescem no topo da árvore é feito estritamente em junho.

No outono, a poda dessa árvore deve ser feita antes da geada, é que, com a diminuição da temperatura do ar, a sensibilidade dos locais de corte aumenta, o que diminui significativamente o processo de cicatrização. Assim,  No outono, em regra, apenas se faz a poda sanitária.

Nos meses de inverno, a poda não é realizada.

Como podar uma pereira

Fig 4


Depois de plantada deve ser cortada, deixando apenas galhos esqueléticos e o restante deve ser removido. É necessário limpar o tronco de ramos abaixo do início da primeira camada de ramos esqueléticos.(1)

No ano seguinte o, o condutor é encurtado em 0,25 m. A coroa também é formada, para esse fim os ramos esqueléticos devem ser encurtados em 5-7 centímetros, e deve-se notar que os ramos inferiores devem ser maiores que os superiores. (2)

Podar uma árvore velha é um processo relativamente mais trabalhoso. O fato é que será necessário cortar não apenas brotos, mas também ramos, como resultado da qual a coroa ficará mais leve e rejuvenescedora. (3 e 4)

Poda de primavera

A partir do segundo ano de vida, será necessário cortar todos os galhos concorrentes disponíveis, e os tocos também não devem permanecer. Ao formar uma árvore, observe-se que todos os galhos esqueléticos devem ter vários pedaços de galhos de frutas. Os rebentos que crescem verticalmente devem ser removidos e os que crescem horizontalmente devem ser mantidos.

Poda de outono

No outono, a poda deve ser realizada em  setembro. É necessário cortar todos os ramos feridos, secos e doentes, que devem ser destruídos. Não é necessário aparar brotos anuais em mais de 1/3; vários brotos devem permanecer; é a partir deles que novos galhos crescerão.

Se quiser que a fruta seja colhida de maneira conveniente, dê à coroa uma forma piramidal, o que também contribui para a colheita ser mais rica.

A formação desta coroa deve ser tratada a partir do segundo ano de vida da planta.


Propagação

A pereira pode ser propagada por sementes e vegetativamente.

Como regra geral, o cultivo a partir de sementes é utilizado para o desenvolvimento de novas variedades, cruzando artificialmente diferentes variedades, espécies e híbridos. E a partir das sementes obtêm-se porta-enxertos de espécies cultivadas e selvagens onde depois as variedades cultivadas são enxertadas.

A pereira pode ser propagada pelos seguintes métodos vegetativos: estacas, alporquia e enxertia.

Propagação por Alporquia

 Fig 5


É necessário encher a caixa com terra nutritiva, na qual as paredes são pré-revestidas com um filme, o que permite retardar o processo de evaporação da água.

Deve-se selecionar um ramo sadio e vertical.

No local do contato do ramo com o solo na superfície da casca, várias incisões transversais devem ser feitas e o local de “conexão” com a superfície da terra na caixa deve ser preenchido com terra.

Regue bem o substrato e “forre” todo o conjunto com pelicula aderente, para evitar a evaporação excessiva.

Mantenha o substrato húmido.

Uma árvore “obtida” por alporquia ou mergulhia começa a florescer e a dar frutos um pouco antes do uma muda comum. O método de reprodução é muito simples e, tem a vantagem de as novas plantas  preservarem  absolutamente todos os caracteres varietais da árvore-mãe.

Propagação por sementes

Quase exclusivamente para cultivar uma planta, que posteriormente irá ser utilizada como porta-enxerto.


Enxertia


Para propagar por enxerto, pode usar , como porta-enxerto, plantas como marmeleiro, macieira, pereira, amoreira, espinheiro, cotoneaster e pereira “brava”.

Se o marmeleiro for usado como porta-enxerto, a árvore será baixa, começará a dar frutos relativamente cedo e os frutos serão mais doces. Mas, como inconveniente o facto de não viverem mais de 25 anos.

Se usar macieira o enxerto pega de modo muito fácil e rapidamente maneira


(COISAS DO POMAR, DA HORTA E DO JARDIM »» https://www.facebook.com/groups/568756343272155/ )

 

Métodos de enxerto  mais comumente usados:


  
 

(Enxertos)



Em qualquer dos métodos o enxerto deve ser unido com filme plástico e/ou rafia, após o que convêm proteger com massa de enxerto

Depois de ambas as partes estarem ligadas, será possível notar o surgimento de novos crescimentos. Quando isso acontecer, a pelicula de proteção deve ser removida e todas as hastes que crescem abaixo do local de enxerto  deverão ser cortadas.

Propagação por estacas


A Colheita de estacas deve ser no inverno.

Escolha  galhos maduros de dois anos de idade.

Deve ser cortado de forma a não perturbar a integridade do córtex. Se o galho for comprido, várias estacas poderão ser feitas, devendo-se  ter em conta que o comprimento recomendado das estacas é de 15 a 20 centímetros.

Mergulhe as seções inferiores das estacas ( 10 a 12 cm ) num reservatório escuro com água. Coloque num parapeito duma janela bem iluminada. Nas seções inferiores, após 20 a 30 dias, aparecem cones de calo e também é observado o início do crescimento radicular. Depois do comprimento das raízes ser de 5 a 7 centímetros, elas deverão ser plantadas em vaso ,num solo saturado com nutrientes, protegidas da luz solar direta.

As Estacas plantadas devem ser sistematicamente regadas.

 Se tudo for feito corretamente, no outono, as mudas estarão prontas para irem para o solo

 

Doenças

A pereira é suscetível a doenças como crostas, queimaduras bacterianas, podridão de frutas, manchas virais subcutâneas, doenças em mosaicos, ferrugem, míldio, cancro preto, fungos fuligem e citosporose, entre outras

Pragas

 

Mais Frequentes: Folheto, Folheto subcortical, Espinhos, Ácaro da galha; Traça; Pulgões

Saiba mais sobre estas doenças e pragas no tópico “Doenças.Pragas. Prevenção. Tratamento”, neste grupo


(COISAS DO POMAR, DA HORTA E DO JARDIM »» https://www.facebook.com/groups/568756343272155/ )

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Top 5