RUIBARBO

 Ruibarbo

Ruibarbo (Rheum) é uma planta herbácea perene.



Breve descrição do cultivo


  1. Sementeira . A sementeira em “campo aberto” é realizada nos primeiros dias de outubro ou fevereiro-março. As mudas são semeadas nos primeiros dias de abril, enquanto as plantas são plantadas em “Campo aberto” em agosto ou nos primeiros dias de setembro.
  2. Iluminação Cresce bem em locais sombreados e ensolarados.
  3. Solo . Um solo adequado deve ser bem permeável  e ser humido, e a sua composição deve incluir uma grande quantidade de húmus. PH ótimo 4,5.
  4. Rega . A rega deve ser abundante e sistemática.
  5. Adubo . Durante o período de verão, o ruibarbo precisa ser alimentado 1 ou 2 vezes, para isso usar fertilizantes orgânicos ou minerais. Recomenda-se alimentar o ruibarbo com fertilizantes orgânicos no outono e fertilizantes minerais na primavera.
  6. Reprodução . Divisão de rizomas e sementes.
  7. Insetos prejudiciais . Lagartas, nemátodos da cebola e gorgulho do ruibarbo.
  8. Doenças .  Ramularíase, ascocitose, oídio e ferrugem.
  9. Propriedades . A composição da planta inclui substâncias biologicamente ativas, por isso possui propriedades curativas.

Recursos de ruibarbo


O rizoma é arborizado, ramificado, de cor castanha escura, de diâmetro atinge 40-60 mm e com muitas raízes pequenas. A expectativa de vida da raiz é de 12 anos ou mais. As hastes retas ocas grossas e ligeiramente estriadas são anuais. As grandes placas foliares basais são sólidas, lobadas ou serrilhadas; A folhagem possui pecíolos longos, cilíndricos ou multifacetados. As folhas de roseta são muito maiores que folhas de caule. O caule é fracamente ramificado e ereto e a sua altura é de cerca de 250 cm. Existem muitas manchas vermelhas na superfície dos pedúnculos altos diretos que terminam em inflorescências paniculadas, que incluem pequenas flores bissexuais de cor verde pálido, vermelho, branco ou rosa. A floração dá-se nos últimos dias de maio ou nos primeiros de junho. A fruta é uma noz triédrica vermelho-acastanhada com comprimento  de 70 a 100 mm. Tanto a raiz como os pecíolos das folhas, tem propriedades medicinais.

 

( Fonte:  COISAS DO POMAR, DA HORTA E DO JARDIM »»  https://www.facebook.com/groups/568756343272155/  )


Semear mudas de ruibarbo


Quando plantar ruibarbo para mudas

O ruibarbo pode ser cultivado a partir de sementes, mas esse processo é bastante trabalhoso, e as plantas resultantes produzirão a primeira colheita somente após alguns anos. No entanto, esse método permite, por muitos anos, ter um vegetal saboroso e saudável.

A preparação das sementes deve ser feita quatro dias antes do dia da sementeira. Para isso, as sementes são colocadas com água à temperatura ambiente, onde incham durante cerca de 10 horas e, em seguida, são imersos por 1 hora numa solução de potássio e manganês para desinfecção. Depois disso, a semente é transferida para um tecido humedecido, e esperar até que as sementes começarem a germinar.

A sementeira é realizada nos primeiros dias de abril, , em vasos, com diâmetro de 10 a 12 centímetros. É necessário enterrar as sementes no substrato cerca de 20 a 30 mm. É necessário garantir que a mistura do solo esteja constantemente húmida (sem ser encharcada).


Cuidados com mudas de ruibarbo


O aparecimento das primeiras mudas é observado 15 a 20 dias após a sementeira. Assim que isso acontecer, os vasos com plantas devem ser colocados imediatamente num local bem iluminado.

O cuidado com as plantas é necessário durante todo o período do verão. Eles são transplantados para o “solo aberto” somente após 90-100 dias a partir do momento da sementeira. Tal deve-se ao fato que as mudas devem ter tempo para se enraizar bem antes do inverno chegar.


Semear ruibarbo diretamente no chão

Como o ruibarbo boa resistência ao gelo, as suas sementes podem ser semeadas imediatamente em “solo aberto”. A melhor altura para o fazer é no início da primavera (em março ). Também poderá ser feito em meados de outubro.

Para a sementeira, pode escolher um recanto bem iluminado ou um local sombreado, localizado sob o dossel das árvores frutíferas. O solo adequado deve ser húmido, bem permeável, conter grandes quantidades de húmus e ter uma acidez de pH 4,5.

No mesmo local, essa cultura pode ser cultivada por 15 anos ou mais.


Regras da sementeira

Para começar, a semente deve ser preparada e germinada, da mesma maneira que quando semeia ruibarbo para mudas (veja acima). Em seguida, as sementes são densamente dispostas em sulcos previamente preparados, cuja profundidade é de 10 a 15 mm,  com um distanciamento  de 20 a 25 centímetros. Se a sementeira for em outubro, o canteiro deve ser coberto com composto de jardim, folha de húmus ou outro material orgânico com uma espessura de cerca de 10 mm. Se a sementeira for realizada na primavera, o canteiro deve ser coberto, com matéria orgânica, somente depois que as mudas aparecerem.


Cuidados

Os cuidados com as culturas de ruibarbo antes do início do outono consistem em irrigação sistemática, remoção oportuna de ervas daninhas, afrouxamento da superfície do solo ao redor dos arbustos e fertilização mineral complexa a cada 2 semanas.


Como regar

Para que os caules sejam grandes, os arbustos precisam ser regados de forma sistemática e abundante. Quanto menos rega, maior a quantidade de ácido oxálico será contida nos pecíolos.

A rega Gota a Gota é a mais eficiente.


Adubação do ruibarbo

numa época, a planta precisará de uma ou duas aplicações com um complexo mineral líquido ou fertilizante orgânico; por exemplo, poderá  usar uma solução de verbasco (0,5 l de verbasco por 1 balde de água). Além disso, a cada 4 ou 5 anos, 10 a 20 litros de estrume ou húmus devem ser adicionados a cada arbusto. Na primavera, recomenda-se o uso de fertilizantes minerais.

( Fonte:  COISAS DO POMAR, DA HORTA E DO JARDIM »»  https://www.facebook.com/groups/568756343272155/  )


Cuidados para o inverno

No verão, o rejuvenescimento do mato deve ser realizado, para isso é necessário cortar toda a folhagem e estacas, deixando apenas 2 ou 3 ramos de folhas para que o ruibarbo possa “comer” normalmente. No outono, a folhagem voltará a crescer. Para proteger o ruibarbo do congelamento, é necessário tapá-lo com solo seco ou folhas secas. Com o início da primavera, o abrigo é removido da planta para que ela possa crescer.


Pragas e doenças de ruibarbo

Doenças do ruibarbo

O ruibarbo tem uma resistência muito alta a todas as doenças e insetos nocivos, mas se não for tratado adequadamente, poderá adoecer. Na maioria das vezes, a planta é afectada com ascocitose, ferrugem, ramulariose e oídio.

Ramulariose

A ramulariose é uma doença fúngica; manchas de cor vermelho acastanhado com franjas de cor vermelho escuro aparecem na superfície da folhagem do arbusto afetado. Com o tempo, as manchas aumentam e undem-se, enquanto o meio fica gradualmente pálido. Durante a seca, no interior das manchas são observadas rachaduras e erupção de tecido, enquanto no tempo chuvoso aparece na superfície um pó de cor cinza-prata ou branca.

Oídio

Na folhagem de um arbusto afetado pelo oídio, forma-se um revestimento solto de cor esbranquiçada, à medida que a doença se desenvolve, torna-se mais densa e muda de cor para castanho. Os primeiros sinais de danos por esta doença podem ser detectados no início do período de verão. Como resultado, nas partes afetadas do arbusto, há uma interrupção do crescimento, escurecimento e morte das partes doentes; não se formam ovários nas inflorescências. A planta perde a resistência ao gelo.

Ferrugem

Se o ruibarbo for afetado por uma doença fúngica, como a ferrugem, as pústulas aparecerão na superfície da folhagem e, quando elas racharem sairá um pó enferrujado que é um esporo do fungo. Nessa planta, os processos metabólicos são afetados, bem como uma diminuição no crescimento. Depois de toda a folhagem afetada ser cortada, o arbusto precisará de 2 ou 3 tratamentos com Topázio com uma pausa de 1,5 semanas.

Ascocitose

Devido à ascocitose, grandes manchas de cor ocre-tijolo  de forma irregular e alongada formam-se  na folhagem. Nosocais onde as manchas estão localizadas, rachaduras, ressecamento e erupção dos tecidos são observados.

Pragas de ruibarbo

Pode ser afectada por  nemátodos de cebola, lagartas da colher do núcleo e também gorgulhos de ruibarbo.


Tipos e variedades de ruibarbo

Existem mais de 20 tipos de ruibarbo. Além das espécies de plantas, hoje há um grande número de variedades e híbridos.

·         Ruibarbo Altai (Rheum altaicum)

·         Ruibarbo Tanguticum (Rheum tanguticum)

·         Ruibarbo comum (Rheum rhabarbarum), ondulado ou siberiano

·         Ruibarbo Wittrock (Rheum wittrockii)

·         Ruibarbo Ruibarbo (Rheum palmatum)

·         Ruibarbo medicinal (Rheum officinale)

·         Ruibarbo nobre (Rheum nobile)

·         ….

 

Propriedades do ruibarbo

Propriedades úteis de ruibarbo


Na alimentação, são usados os pecíolos e as folhas jovens, que têm um sabor ácido e ligeiramente refrescante, uma vez que contêm ácido málico e cítrico. Os pecíolos também contêm carboidratos, vitaminas C, PP, grupos B, fibras, pectinas, caroteno, sais de magnésio, cálcio, potássio e fósforo.

O uso em alimentos tem um efeito benéfico na atividade dos rins e intestinos.

Inclui substâncias biologicamente ativas que ajudam a fortalecer os músculos do miocárdio.

Contra-indicações

Como esta planta contém ácidos que contribuem para a formação de pedras na bexiga e nos rins, pessoas com urolitíase e doenças da vesícula biliar não a devem comer. Também não pode ser consumido por pessoas com pancreatite ou com aumento da acidez do estômago. Lembre-se  que o ruibarbo ajuda a “tornar o sangue mais fino”, por isso não pode ser usado para sangramentos e hemorróidas.

( Fonte:  COISAS DO POMAR, DA HORTA E DO JARDIM »»  https://www.facebook.com/groups/568756343272155/

Sem comentários:

Enviar um comentário

Top 5