Alecrim

 

Alecrim: crescendo a partir de sementes em casa e ao ar livre







Rosemary plant (lat. Rosmarinus) é um género de arbustos sempre verdes

Em latim, o nome da planta significa “frescura do mar” - entre os gregos antigos, o alecrim estava associado ao afrodito do mar emergindo da espuma. Mas, na verdade, o aroma de alecrim está longe do cheiro de iodo do mar; combina os cheiros de pinheiro e cânfora; portanto, talvez mais perto da verdade não seja o latim, mas o nome grego da planta, que significa "arbusto balsâmico".

Acreditava-se que o alecrim melhora a memória e, portanto, os estudantes da Grécia antiga usavam grinaldas tecidas com galhos de alecrim na cabeça. É o cheiro que explica a popularidade da planta. Está incluído na coleção de ervas provençais. É possível cultivar alecrim em áreas abertas com invernos pouco rigorosos.

Plantar e cuidar do alecrim

Plantação: por sementes - no final de fevereiro ou início de março.
 
Exposição: luz solar intensa.
 
Solo: bem drenado, calcário.
 
Rega: moderada, em baixo junto `a raiz, para que as gotas não caiam nas folhas.
 
Fertilização: na primavera, aplicar fertilizante de nitrogénio (nitrato de amónio, uréia) e, em seguida, a planta é alimentada com uma solução de fertilizante mineral complexo uma vez por mês. No outono, apenas misturas de potássio e fósforo são usadas.
 
Reprodução: sementes, estacas, estratificação e divisão do mato.
 
Pragas: em campo aberto - pulgões, em casa - pulgões e moscas brancas.
 
Doenças: no inverno em casa - peronosporose.

Descrição


O alecrim é um arbusto de 50 a 200 cm de altura, com um sistema radicular poderoso que penetra brotos jovens pubescentes de olhos claros, de 3-4 metros de profundidade, de cor cinza claro e brotos amadeirados cinza escuro com casca perene. As folhas de alecrim são coriáceas, lineares, sésseis, com as bordas dobradas para baixo, com até 3,5 cm de comprimento e 4 mm de largura. O lado superior das folhas é brilhante, o pubescente inferior. As flores podem ser Violeta escuro, violeta claro ou brancas .

O alecrim é um parente de plantas como hissopo, manjericão , lavanda , hortelã ,  tomilho , orégãos e erva-cidreira.

Topos de brotos anuais , flores e folhas são adicionados a sopas, pratos de caça, pratos de carne, pratos de repolho, legumes e beringela…

PROPAGAÇÃO


Propagado por sementes, estacas, estratificação e divisão do mato.

O alecrim é semeado para mudas no final de fevereiro ou início de março.



Sementes

Antes de serem semeadas, as sementes de alecrim são imersas por várias horas em água para incharem, após o que são semeadas em areia molhada ou vermiculita a uma profundidade de 3-4 mm e cobertas com uma película plástica no topo. Para acelerar o surgimento de mudas, o recipiente com as culturas é colocado num local quente - as sementes de alecrim germinam a uma temperatura de 25 a 30 ºC. Para criar o nível de humidade necessário para a germinação das sementes, as mesmas dão colocadas sob a película plástica, a superfície do solo é pulverizada devendo estar sempre húmida mas não encharcada.

Quando as primeiras plantas aparecerem, o plástico poderá ser removido do recipiente e as plantas poderão ser transferidas para o mais próximo possível da luz. Quando as mudas tiverem uma altura de 7-8 cm, elas podem ser transplantadas para o solo.



Propagação de alecrim


Além do método de sementes, os métodos vegetativos são usados para propagar alecrins - estacas, mergulhia e divisão da planta.

Estacas

· Para estacas a altura indicada é setembro ou outubro;

· Cortes de 8 a 10 cm de comprimento com três ou quatro nós , cortados de brotações anuais;

o Retirar as folhas na parte inferior ;

o O corte inferior deverá ser mergulhado em estimulante da raiz (opcional),

· O solo de plantação deverá ser leve, solto, bem drenado e estéril (por exemplo, turfa misturada com vermiculita);

· A plantação deverá ser colocada num local quente , mas sem luz direta do sol;

· O substrato deverá ser mantido levemente húmido e as próprias estacas deverão ser pulverizadas diariamente com água;

· Quando novas folhas aparecem nas estacas, elas deverão plantadas em vasos separados, com um diâmetro de 7-9 cm;

· Depois de uma semana, os topos das estacas deverão ser beliscados para estimular a ramificação.



Mergulhia

Para propagar por mergulhia:

· Incline um ramo de crescimento baixo para o chão, fixe-o nessa posição e prenda-o, deixando o topo acima da superfície;

· Regue a mergulhia juntamente com o arbusto, para que o solo que o cobre fique levemente e constantemente húmido;

· Quando perceber que a parte superior começou a crescer, separe as mudas do arbusto e transplante-as para pequenos vasos ou para o canteiro.
 

Divisão da Planta

· É o método mais frequente de propagação do alecrim;

· A planta é retirada do vaso, a raiz do alecrim é dividida em partes, cada uma das quais deve ter raízes e brotações;

· As raízes das “novas plantas” são “tratadas” com carvão em pó e as plantas são plantados em vasos separados.



Como cultivar alecrim no interior


O cultivo de alecrim no interior faz-se da mesma maneira que o cultivo de alecrim para mudas, mas as mudas que atingiram uma altura de 7-8 cm são plantadas não em terreno aberto, mas em vasos separados, de preferência em argila com diâmetro de 9 a 11 cm com orifícios de drenagem. Os vasos deverão ser cheios com um substrato leve e solto, misturando solo universal com areia ou vermiculita.

É aconselhável colocar alecrim num vaso no peitoril duma janela virada a sul. Uma vez por semana, gire o vaso 180 graus em torno de seu eixo para que cada lado da planta receba a sua parcela da luz solar.

Na primavera e no verão, é melhor manter o alecrim “caseiro” no pátio, no terraço ou na varanda - adora o ar quente do verão, mas se desejar que o alecrim continue a crescer no inverno, leve-o para a sala assim que a temperatura externa baixar muito. Mantenha a temperatura interna no inverno não superior a 16 ºC e mantenha o ar seco.

Em casa, o alecrim pode sofrer de pulgões e aranhas e cochonilhas, portanto, esteja preparado para tratar a planta com uma solução de inseticida ou acaricida quantas vezes for necessário para se livrar das pragas.

Rega do alecrim (no interior)


O solo do vaso de alecrim deve estar húmido, mas não molhado. O primeiro sinal de que o alecrim está com sede é o aparecimento de folhas amarelas no fundo das hastes. E a planta reage ao excesso de humidade deixando cair a folhagem. É melhor regar com um regador com um bico longo e estreito, para que a água vá diretamente para o chão e não nas folhas de alecrim - se a água molhar as folhas, o mofo pode aparecer na planta. A água para humedecer o solo deve estar em temperatura ambiente .

Adubação


Durante a estação de crescimento de março a setembro, o alecrim é alimentado com fertilizantes minerais contendo principalmente cálcio. Fertilize uma vez em cada duas semanas.

Cultivo ao ar livre


Plantando alecrim no chão

As condições para o cultivo de alecrim ao ar livre não são diferentes das condições ideais para alecrim no interior - um local ensolarado protegido de ventos fortes, solos soltos e leves, bem drenados e de preferência calcários.

A plantação de alecrim no jardim é realizado na segunda quinzena de maio, quando as mudas medem de 7 a 8 cm de altura e o clima esteja quente.

Se planeia cultivar arbustos grandes, plante mudas a uma distância de 100 cm uma da outra e, caso contrário, uma distância de 10 cm será suficiente. Depois da plantação regar abundantemente.

Como cultivar alecrim no chão

Plantar e cuidar de alecrim não levará muito tempo e energia. O cuidado com as plantas consiste em afrouxar o solo, regar e podar.

A primeira vez que o alecrim floresce apenas no segundo ano após a plantação.

A partir dos dois anos de idade, em abril, os arbustos de alecrim são cortados na altura de três a quatro entrenós no crescimento do ano passado.

Alecrim rasteiro (prostado) não necessita podado, apenas aparado.

A cada sete anos, é realizada a antienvelhecimento dos arbustos, cortando todos os brotos ao nível do solo.

Quanto à poda de formação, também é realizada na primavera.

De um arbusto de alecrim, você pode formar uma bola, um cubo, uma árvore em miniatura, inclusive na forma de um cipreste.

Rega do alecrim no exterior


Apesar de sua tolerância à seca, o alecrim exterior, no caso de rega inadequada, comporta-se da mesma maneira que em casa: devido ao excesso de humidade, as folhas caem, parte de suas raízes morre e, pela falta de água, as folhas inferiores da planta ficam amarelas.

Regue o alecrim com moderação, junto à raiz, para impedir que a humidade entre nas folhas, pois isso pode levar à formação de mofo.

Fertilização de alecrim no exterior

Um bom começo para a planta na primavera pode ser feito adicionando fertilizante nitrogenado ao solo e, durante toda a estação de crescimento, uma vez por mês, introduza fertilizante mineral complexo no solo. No outono, o componente nitrogênio é removido da cobertura, mas a quantidade de fósforo é aumentada.

(COISAS DO POMAR, DA HORTA E DO JARDIM »» https://www.facebook.com/groups/568756343272155/ )



Tipos e variedades de alecrim


Existem apenas três ou quatro espécies na família dos alecrins, mas apenas o alecrim officinalis é cultivado.

Alecrim (Rosmarinus officinalis)

As variedades mais populares de alecrim (posição vertical) são:
  • Benenden Bleu - arbusto compacto com brotos arqueados;
  • Albiflorus - alecrim com flores brancas;
  • Roseus - uma variedade com flores rosa;
  • Sete Si e Tasken Bleu - plantas que atingem uma altura não superior a 50 cm.



O alecrim comum tem uma variedade de prostratus - ou alecrim rasteiro, é um arbusto sempre verde de até 50 cm de altura, crescendo um metro e meio de largura. As folhas desta espécie de alecrim medicinal assemelham-se a agulhas de abeto - são verdes suculentas, densas, coriáceas, com uma faixa branca no centro. Floresce estendido, com pequenas flores azuis ou lilás. Na horticultura, essa subespécie é frequentemente usada como cobertura do solo. O alecrim prostatus tem várias variedades populares:
Corsega Prostratus;
Venzano Prostratus;
rastejante;
lavanda - um arbusto que cresce lentamente com flores azuis e pequenas folhas verdes brilhantes.

Propriedades do alecrim


As propriedades curativas do alecrim

Desde os tempos antigos, o alecrim é considerado um símbolo de abundância, prosperidade e longevidade - para o casamento, os noivos recebiam um raminho de alecrim. O alecrim foi utilizado para fins medicinais, utilizando seus efeitos coleréticos, antioxidantes, tônicos, anti-inflamatórios e cicatrizantes. As propriedades benéficas do alecrim foram manifestadas no tratamento de exaustão, reumatismo, radiculite, menopausa, fraqueza sexual, hipotensão.

Trata constipações, algumas doenças cardíacas, é um potente remédio anti-obesidade e celulite, estimula a circulação sanguínea e promove o rejuvenescimento geral do corpo.



O óleo de alecrim é considerado um medicamento muito valioso. É usado para tratar furúnculos e acne, eczema e feridas infetadas. O óleo é produzido a partir de brotos, flores e folhas de uma planta por tratamento a vapor.

E, é claro, o alecrim medicinal é amplamente utilizado na culinária, acrescentando-o a saladas, molhos, pratos de peixe e carne e chá.



Contra-indicações

Não pode usar alecrim e preparações do mesmo - óleo, infusões, decocções e tinturas - em grávidas.

O alecrim não é recomendado para epilepsia, tendência a cãibras, hipertensão, pessoas com hipersensibilidade e crianças com menos de nove anos de idade.



O que plantar após alecrim


O alecrim é uma planta perene, mas se você decidir libertar um local, limpe o solo dos detritos da planta, cave e faça húmus ou composto.

Após o alecrim, plantas como cenoura , cebola e alho podem ser plantadas neste local.

(COISAS DO POMAR, DA HORTA E DO JARDIM »» https://www.facebook.com/groups/568756343272155/ )








Sem comentários:

Enviar um comentário

Top 5