Doenças das árvores de fruto

 Doenças das árvores de fruto

As árvores frutíferas são o orgulho do “jardineiro”. O ponto culminante dos esforços é uma colheita rica. No entanto, se se tratem  as plantas de forma irresponsável, sem os devidos cuidados, poderá esquecer os frutos maduros e saudáveis. Como qualquer criatura viva, uma árvore é suscetível a vários tipos de doenças. A identificação, tratamento e eliminação oportuna das causas da doença são a chave do sucesso.

Doenças das Árvores Frutíferas

A doenças das árvores podem causar grandes problemas.

Dois grupos principais podem ser distinguidos:

  • doenças causadas por fungos fitopatogénicos;
  • doenças causadas por bactérias;


As principais doenças fúngicas das árvores

O perigo mais significativo para as culturas frutíferas é uma infecção por fungos, responsável por mais da metade de todas as doenças de plantas. Penetrando na casca ou nas áreas danificadas, o fungo cresce ativamente, formando colónias que “vivem” devido à absorção das substâncias orgânicas do hospedeiro.

·         Brilho leitoso

O principal sintoma é a cor prateada das folhas, que posteriormente leva ao ressecamento e morte. Primeiro, o brilho leitoso é localizado no lado sul e depois espalha-se por toda a árvore.



·         Septoria

Uma doença que afeta principalmente a pêra. O início da doença é caracterizado pelo aparecimento nas folhas de manchas brancas arredondadas com bordas cinzentas. Com a progressão da doença, aparecem manchas castanhas.

A infecção com esta doença leva à secagem e queda de folhas.

·         Filosticose

Um dos tipos mais desagradáveis de ferrugem. O primeiro sinal é o acúmulo de pontos castanhos de picnídio e, após a secagem, formam-se buracos  no seu lugar, o que significa que a planta está afetada por essa doença fúngica. Se medidas urgentes não forem tomadas, a árvore enfraquecerá e poderá morrer.

·         Moniliose

Os sinais desta infecção são placa castanha, manchas borradas cinza-acastanhado. Esta infecção afeta principalmente novos brotos e botões.

As Frutas infectadas com moniliose têm um odor característico de álcool.

·         Oídio

No caso do oídio, nas folhas e nos brotos, há um revestimento leve, semelhante ao pó, as folhas ficam enroladas de maneira não natural e os frutos adquirem uma pubescência incomum.

Preste atenção! Má circulação de ar, baixa temperatura e alagamento levam à infecção por esta doença.

·         Sarna

E a doença fúngica mais comum e perigosa das árvores frutíferas, especialmente macieiras e peras. A infecção ocorre através dos brotos e espalha-se por toda a superfície da árvore. A doença pode ser reconhecida por uma “mancha castanho-esverdeada que se espalha das folhas para os frutos.


Sarna

Importantes! As doenças das árvores, em regra, podem ser muito difíceis de tratar. As doenças fúngicas que afetam o plantio de frutas devem ser combatidas assim que os primeiros sinais de infecção aparecerem.

As áreas doentes devem ser imediatamente removidas e queimadas.

As principais doenças bacterianas das árvores

As bactérias são organismos unicelulares, cuja nutrição ocorre parasitando os tecidos das culturas frutíferas. As infecções bacterianas não são menos perigosas para as árvores frutíferas e os arbustos do que as fungicas. As bactérias infectam as árvores frutíferas por danos mecânicos, por exemplo, após a poda. Os mais suscetíveis a infecções de frutas são macieiras, peras, ameixas, pêssegos e damascos.

·         Queimadura bacteriana

Começa com um exsudado branco com um odor pungente, libertado como resultado da doença, se espalhar rapidamente na forma de uma teia. As inflorescências são primeiro afetadas e depois as folhas. A situação fica bem mais grave  quando, além das inflorescências, os brotos e as cascas são afetados. É característico que as inflorescências doentes não morram  e permaneçam na árvore durante toda a estação, e um padrão de “marmoreado” pode ser observado em seções da casca.

 


·         Rachaduras na casca de árvores de fruto

As causas desses fenômenos são muito diversas, mas na maioria das vezes são variedades de cancro de fruteiras.

Cancro de maçã preta

A bactéria, entra na casca danificada de uma árvore no outono e permanece lá  durante todo o período de inverno. Na primavera, pode encontrar pequenos pontos pretos, indicando a presença de um diagnóstico destrutivo. À medida que a doença se desenvolve, rachaduras e colapso da casca, a folha cai antes que o fruto amadureça; em alguns casos, pode-se observar mumificação dos frutos. Em casos especialmente difíceis, todo o tronco é afetado.

 

Citosporose

Uma doença que começa com danos na casca do tronco, espalhando-se por todo o ramo. Como a casca afetada pela infecção não difere da saudável, é extremamente difícil reconhecer a doença no estágio inicial.

Cancro comum ou europeu

Os principais sintomas são depressões castanhas com um reflexo brilhante no tronco e nos ramos. À medida que a doença se desenvolve, “tubérculos vermelhos”  aparecem n os locais onde os esporos dos fungos estão concentrados

Preste atenção! O desenvolvimento de doenças na casca das árvores pode ser interrompido "parando" as primeiras manifestações em pequenos galhos.



Câncer bacteriano de mudas

Importante! Recomenda-se a inspeção de árvores para verificar a casca no início da primavera. Se forem encontradas  rachaduras ou escurecimento da casca no tronco ou nos galhos, uma ação imediata deve ser tomada. Se os sinais da doença forem pequenos, é necessário limpar a casca danificada, aplicar uma solução de sulfato de cobre ou fluido de Bordeaux na ferida e cobri-la com massa própria. Se os esforços não trouxeram resultados tangíveis ou a área de dano é muito grande, a planta deve ser “destruída”.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Top 5