Mirtilos
Informações Gerais e Curiosidades
Mirtilos comuns (Vaccinium myrtillus) ou mirtilos de folhas de murta - uma planta atrofiada com frutos comestíveis, uma espécie do género Vaccinium, Família: Ericaceae
(no passado recente, este género era isolado na família lingonberry).
O nome latino do género vem da palavra "vaca", porque as folhas de algumas espécies foram usadas como forragem para o gado. Recebeu o “myrtillus” devido à sua semelhança com a murta.
Os seus frutos e sumo, são de cor escura (azul acinzentado) e a sua cor permanece n as mãos e na boca por muito tempo.
Menos vulgar, também existe o mirtilo de frutos rosa avermelhado, o Mirtilo Pink Lemonade
A planta é cultivada para produção de fruta, para fins medicinais e ainda como planta ornamental.
Plantação e Cuidados
Ciclo de Vida: arbustos decíduos de folha caducaDimensões: até cerca de 3m de altura por 1,5m de diâmetro (geralmente 1,5m de altura por 1m de diâmetro).
Existem variedades que atinge uma dimensão um pouco maior, principalmente no diâmetro e, existem espécies “mini” com dimensão que varia entre os 20 e os 50 cm.
Floração: abril-junho. (pode variar consoante as espécies e zona)
Frutificação: De meados da primavera até fim de Setembro (dependendo da variedade). A maioria das variedades frutifica de maio a julho.
Os mirtilos que são plantados recentemente não costumam frutificar nos dois primeiros anos após a plantação. Durante esta fase é fundamental que a planta desenvolva bem as suas raízes e cresça bem vegetativamente, sendo importante que elimine todas as flores da planta na Primavera.
Após o terceiro ano deixe somente algumas flores nas plantas de forma a produzir uma pequena quantidade de frutos. Depois do quarto ou quinto ano, a planta deve desenvolver uma produção completa.
Exposição solar: Desde Sol direto (preferencialmente) a sombra parcial.
Ventos: escolha um local protegido dos ventos fortes antes de iniciar a plantação de mirtilos;
Solo: bem drenado e ácido (pH 4,9-5,0).
Cultivo: diretamente no solo ou em vaso, junto com outros arbustos de frutos vermelhos, bordaduras...
O tamanho da cova, aconselhável para as mudas de mirtilo é de 40x40 cm a uma profundidade de 40 cm, mas uma cova com o dobro do tamanho da raiz, será suficiente. Uma camada de material de drenagem feita de argila expandida ou tijolo partido deve ser colocada no fundo de cada cova.
Rega: Regular, mantendo o solo húmido, mas sem encharcar. (Deixar secar entre cada rega). Use de preferência rega gota-a-gota, que poderá ser complementada com microaspersores /vaporizadores.
Na cultura em vasos, pode também adotar o sistema de rega gota-a-gota, colocando 2 emissores por vaso, um de cada lado da planta.
Fertilização: fertilizantes minerais e orgânicos (exemplo, estrume de cavalo curtido) devem ser aplicados, em pequenas doses, junto ao tronco da planta, evitando que estejam em contacto direto com o tronco, pelo risco de o poderem “queimar”.
Não deve usar qualquer fertilizante durante a etapa da plantação.
A cada 2-3 anos, o solo deve ser cavado e adicionado com turfa misturada com areia.
Os mirtilos não toleram fertilizantes que contenham cloro!
Poda:
Se você cultivar mirtilos como planta ornamental, poderá apará-lo em qualquer formato e ajustar o arbusto ao seu estilo de jardim.
- A poda deverá ser realizada no início da primavera, antes do início do fluxo de seiva.
- A partir dos 3-4 anos, começar a formação do arbusto através da poda.
- Aos 15 anos, deverá ser realizada uma poda anti envelhecimento , na qual todos os galhos do arbusto são cortados a uma altura de 20 cm do solo.
- A limpeza sanitária (limpeza de ramos velhos e/ou secos) é feita anualmente.
- Um arbusto de mirtilo ideal deve ter de 7 a 9 galhos saudáveis e, para que os rebentos desses galhos fiquem fortes e sadios, é necessário encurtar os galhos que atingiram a idade de 4 anos, até 20 cm. Também é necessário remover os vários rebentos laterais com brotos, que darão frutos muito pequenos e tardios.
Se você cultivar mirtilos como planta ornamental, poderá apará-lo em qualquer formato e ajustar o arbusto ao seu estilo de jardim.
Reprodução: Preferencialmente por estacaria mas também pode ser feita por sementes e divisão do mato.
Resistência ao Frio/Geadas: os mirtilos têm boa resistência ao inverno, no entanto evite plantar o seu arbusto em locais propensos à ocorrência de geadas precoces.
Doenças e Pragas:
Pragas: pulgões, insetos escamados.
Doenças: ferrugem, mesosfereliose, mofo cinzento, manchas anulares vermelhas, manchas necróticas, nanismo, galhos filamentosos e mosaico.
- Os mirtilos respondem bem ao tratamento foliar com oligoelementos, que é realizado à noite, após o calor diminuir.
- Os mirtilos são resistentes a doenças e pragas, mas às vezes também têm problemas.
- Para as pragas poder-se-ão utilizar inseticidas, por exemplo, Actellic , Aktara , Inta-Vir .
- Para fins preventivos, no outono, após a queda das folhas, todos os resíduos das plantas deverão ser removidos e queimados sob os arbustos e, no início da primavera, é realizado o tratamento preventivo de mirtilos com, por exemplo, o insecticida karatê.
- relativamente às doenças, todas são tratadas com drogas fungicidas - Topsin-M, Fundazole e Bordeaux líquido.
(Pode saber mais sobre como tratar as pragas e doenças referidas, consultando o tópicos de publicação “Doenças.Pragas.Prevenção.Tratamento”, neste grupo)
( Fonte: COISAS DO POMAR, DA HORTA E DO JARDIM »» https://www.facebook.com/groups/568756343272155/ )
( Fonte: COISAS DO POMAR, DA HORTA E DO JARDIM »» https://www.facebook.com/groups/568756343272155/ )
- · As doenças mais perigosas dos mirtilos são as virais: manchas anulares vermelhas, manchas necróticas, nanismo, galhos filamentosos e mosaico. Até o momento, nenhum medicamento foi inventado para as infeções virais; portanto, as plantas afetadas precisam ser desenterradas imediatamente e incendiadas.
- Culinária: compotas, sumos, gelados, sobremesas, doces...
- Planta aliada em agricultura biológica/permacultura: atrai insetos uteis e passeriformes.
- Utilizações fitoterapêuticas: o fruto. Adstringente, tónico, antibacteriano, hipoglicemiante.
Diarreias, melhora a visão noturna, retinopatia diabética, falta de perfusão renal, pé diabético. Atua em casos de diarreias graves. Indicado para ação local no alívio de inflamações na boca e catarros. Já foi muito utilizado contra febres. É atribuída à mirtilina a ação antibacteriana
Mirtilos - contra-indicações
Não devem consumir mirtilos pessoas com doenças pancreáticas, bem como para quem tem uma função duodenal interrompida.
Os mirtilos são prejudiciais à oxalatúria e à intolerância individual ao produto.
É indesejável comer mirtilos secos com prisão de ventre.
( Fonte: COISAS DO POMAR, DA HORTA E DO JARDIM »» https://www.facebook.com/groups/568756343272155/ )
DICAS DE PLANTAÇÃO
- · Os mirtilos "sentem-se" melhor à sombra parcial, sob o dossel das árvores, em solos ácidos nos quais a água subterrânea fica próxima à superfície, mas deverão ter pelo menos 4h diárias de sol direto. Ao cultivar mirtilos numa área ensolarada, a rega deve ser mais frequente e, se possível deve pulverizar os mirtilos antes de o sol nascer ou no final da tarde (poderá fazê-lo com um sistema de microaspersores / vaporizadores aéreos.
- · Após a plantação regue bem a planta. De modo a o solo ficar encharcado.
- · Coloque uma camada de palha ao redor da planta de forma a conservar a humidade do solo, reduzir as variações de temperatura e para controlar o crescimento de plantas infestantes.
- · Pode considerar uma outra alternativa à palha como, por exemplo, as cascas de pinheiro.
- · Se plantar vários mirtilos, o espaçamento de plantação deverá ser de 1,5 em 1,5m e a distância entre linha deverá ser de 2,5m.
- · Como geralmente o solo do jardim não é suficientemente ácido para os mirtilos, para um bom desenvolvimento e produção, é necessário preparar a mistura do solo:
Ao cavar o terreno em redor dos mirtilos, retire a camada superior do solo, misture com turfa na proporção de 2: 1 e o enxofre em pó (uma colher de chá por planta).
Também poderá acidificar o solo com pinhas ou agulhas, que têm ação acidificante sobre o solo.
- · Se plantas com mais de três anos forem usadas como mudas, os seus galhos deverão ser cortados após o plantio a uma altura de 20 cm - isso facilitará a adaptação da planta ao novo local.
Outras informações / Caracterização
- O Caule está inserido numo Rizoma, a partir do qual pequenas raízes ramificadas se estendem.
- As Flores de rosa-esverdeado ou esbranquiçado e “pendidas” estão localizadas em pedicelos curtos na base de galhos jovens.
- Os Frutos consistem em bagas esféricas ou ovoides com um diâmetro de cerca de 6 a 10 mm, uma cor azul muito escura com uma coroa azulada. (Como já referido existem espécies com fruto rosa avermelhado)
- Para frutificarem, precisam de 4 horas de sol por dia. Ela gosta de rega regular e solo fresco no verão, caso contrário, seus frutos tendem a cair.
- Dê-lhe uma cobertura generosa de agulhas de pinheiro no final do inverno.
- Para ter Mirtilos em ótimo estado - (Início da Primavera) Este é o momento certo para plantar o mirtilo, mas cuidado, o arbusto odeia calcário, mesmo que o solo não seja calcário.
Colheita e armazenamento de mirtilo
Colheita manual de mirtilo
Como escolher mirtilos? A colheita deverá ser realizada com clima seco, de manhã ou à noite. Somente as bagas maduras, saudáveis e intactas, de cor azul escura e quase preta, deverão ser colhidas
Para facilitar e acelerar a colheita de mirtilos, existe um coletor de frutas, ou colheitadeira, com aparência semelhante a uma pá com dentes. Esta “ceifeira-debulhadora” é uma caixa, na parede inferior da qual é fixado um "pente" com longos dentes dobrados, localizados a uma distância de 5-6 mm um do outro. Galhos, folhas e brotos de mirtilo passam facilmente entre os dentes e não são danificados, e as bagas ficam no recipiente. As “colheitadeiras” de mirtilos podem ser feitas de metal, plástico ou madeira. Você pode fazer o seu próprio dispositivo.
Armazenamento de mirtilos
Após a colheita, os mirtilos são limpos de caules, folhas, galhos, frutas verdes e outros detritos. Para fazer isso, as bagas são colocadas num balde com água: mirtilos maduros afundam no e o “lixo” flutua.
Os frutos que não forem para consumir frescos poderão ser armazenados em passas, congelados ou em geleia.
Para a secagem, as bagas são polvilhadas com uma fina camada de açúcar (preferencialmente em pó) e colocadas num forno, onde são mantidas a uma temperatura de 40-50 ºC até secarem completamente, sacudindo ocasionalmente. Armazene as frutas secas em recipientes de vime, papelão ou madeira, em um local escuro e seco.
Para o congelamento, espalhe os mirtilos lavados e secos numa bandeja plana numa camada única e coloque-os no congelador. Se a bandeja for de metal, não se esqueça de cobri-la com uma toalha de papel, pois o contato de mirtilos com o metal é indesejável. Os mirtilos são congelados durante 2-3 horas. Após esse tempo, tire as bagas congeladas do congelador, coloque-as numa bolsa plástica com fecho hermético, e volte a colocar do congelador. Desta forma, os mirtilos podem ser armazenados por um ano.
Tipos e variedades de mirtilos
Tipos:
Mirtilo peludo (Vaccinium hirtum)
Mirtilo Caucasiano (Vaccinium arctostaphylos)
Mirtilos de folhas estreitas (Vaccinium angustifolium)
Ovalifolia de mirtilo (Vaccinium ovalifolium)
Mirtilo de panqueca (Vaccinium scoparium)
Variedades (mais frequentes):
Bluecrop; Bluegold; Brigitta; Chandler; Duke; Jersey (frutos gigantes); Legacy; Nortblue; Polaris; Bluejay; Elliot; Earlyblue; Goldtraube; Hardyblue; O´Neal; Ozarkblue; Spartan; Star; Darrow; ‘Pink Lemonade’ (frutos cor rosa-avermelhados),
(Outras variedades existem, mas estas são as variedades que possuo e que mais facilidade tive em conseguir)
(Mirtilo Jersey)
( Fonte: COISAS DO POMAR, DA HORTA E DO JARDIM »» https://www.facebook.com/groups/568756343272155/ )
Mirtilo ‘Pink Lemonade’
Sem comentários:
Enviar um comentário