Erva-doce (Funcho)

Erva-doce (Funcho)

Fennel vulgaris (Foeniculum vulgare), planta herbácea, é considerada uma espécie do gênero Fennel da família Umbrella.

Prefere crescer em valas, em encostas rochosas e em locais com ervas daninhas.

A primeira menção à erva-doce foi encontrada nos herbalistas da Índia antiga, escritos há cerca de 5 mil anos. Essa planta era conhecida na China Antiga, era usada lá para fins cosméticos e culinários, também era conhecida no Egito Antigo, e acreditava-se que, além das suas propriedades curativas e de sabor, tinha poder sobre os espíritos malignos. Os antigos saxões também acreditavam que essa planta tinha propriedades místicas; usavam cachos para proteger as suas casas da bruxaria. Os gregos usavam erva-doce como meio de efeito colerético, diurético e abortivo, e também para se livrarem das pulgas. Nos escritos de Dioscorides, Avicena, Hipócrates e Plínio, é mencionada. Na Idade Média, a sua cultura começou a crescer em toda a Europa e foi dedicada pelo médico tcheco Mattiol, que atuou na corte do arquiduque Ferdinand, intitulado "O poder e o efeito do funcho". No século 18, o farmacêutico Stevens criou uma cura para doenças renais e estomacais à base de erva-doce, altamente eficaz, e o parlamento inglês decidiu pagar-lhe uma compensação decente pelo fato de esta receita ter sido divulgada. É usada como tempero na culinária nacional de um grande número de países, entre os quais existem asiáticos e europeus.




Breve descrição do cultivo 

Sementeira / Plantação »» Semeie no inverno em solo aberto. Você também pode plantá-las no início da primavera (em abril), em áreas com clima quente.
Iluminação »» Precisa de muita luz solar.
Solo »» Pouco exigente mas de preferência argiloso.
Rega »» Em média, os arbustos são regados a cada 5 dias. É necessário aumentar o número de irrigação durante a seca prolongada ou se a erva-doce cresce em solo leve.
Adubação »» Recomenda-se que essa cultura seja alimentada com uma solução de adubo de frango (1:20) ou verbasco (1:10).
Reprodução »» Método de sementes e, na maioria das vezes, propagação vegetativa (divisão do rizoma).
Doenças »» Cercosporose, podridão das raízes e caules ou ferrugem.
Propriedades »» Esta erva tem um efeito desinfetante leve, antiespasmódico e diurético fraco.




Recursos de funcho

A erva-doce é cultivada como anual, bienal ou perene. A raiz em forma de eixo é carnuda e enrugada, na parte superior ramifica-se bastante. A cor de todas as partes aéreas da planta é verde com uma flor azul pálida. A altura do tronco reto redondo e fortemente ramificado varia de 0,9 a 2 m. Inflorescências amarelas duplas de diâmetro 3-15 centímetros. Os arbustos florescem em junho - agosto. O fruto é nu, ovalado, de cor castanho-esverdeado, oblonga, com sabor doce, comprimento de 0,5 a 1 cm e largura de 0,2 a 0,3 cm. Os frutos se dividem em duas partes, e seu amadurecimento é observado em setembro.

Cultivo de erva-doce a partir de sementes

Sementeira no solo

Para a propagação do funcho, use o método das sementes ou método de divisão do rizoma. A semente permanece viável por 2-3 anos. Semeie preferencialmente no início da primavera.

Ao comprar as sementes, deve-se ter em mente que existem 2 variedades de sementes: a primeira variedade é usada para produzir verduras aromáticas e a segunda é vegetal, quando cultivada, são obtidas verduras e cabeças de repolho com alta qualidade de sabor.

O funcho é termofílico e, portanto, cresce muito mal em locais sombreados. Solos argilosos ou argilosos leves são adequados para o cultivo.

Nas proximidades de erva-doce, espinafre, pimentão, feijão, tomate, feijão e sementes de cominho não podem ser cultivados, porque ela irá inibir o crescimento de tais plantas.

Os especialistas aconselham o cultivo dessa cultura ao lado de repolho e pepino, pois repele uma praga comum, como os pulgões, com seu aroma.

Durante a semeadura, as sementes devem ser enterradas no solo em 20 mm, enquanto o espaçamento entre fileiras deve ser de pelo menos 0,6 m. Se a semeadura for realizada no início de abril, após o plantio, o canteiro deve ser regado e sua superfície é coberta com um filme que é removido apenas quando as primeiras mudas aparecerem. Uma semana e meia após o surgimento das mudas, elas precisarão ser reduzidas / repicadas, enquanto a distância entre as plantas das variedades vegetais deve ser de 20 a 30 centímetros e entre as mudas verdes - de 10 a 15 centímetros.



Como regar

Esta planta adora água. Com a rega insuficiente, os arbustos começam a lançar suas raízes nos canteiros adjacentes.


Colheita

As folhas de erva-doce são cortadas quando a planta tiver altura de cerca de 0,3 m, o fato é que, neste momento, apresenta o cheiro mais saturado. Corte as verduras no início da manhã, antes que o orvalho seque, ou à noite, quando o sol se põe.

Para a colheita de “cabeças de repolho” deve esperar que elas atinjam pelo menos 10 centímetros de diâmetro. As Cabeças de repolho precisam ser cortadas até a raiz, mas ao mesmo tempo pecíolos com folhagem de cerca de 20 centímetros de comprimento devem permanecer nelas. Depois de cortadas devem ser dispostas em um local sombreado ao ar livre, onde devem permanecer por um tempo. Em seguida, todos os pecíolos são cortados, exceto um, que é reduzido para 10 centímetros, depois são removidos para armazenamento.

Informação: Conserve as “cabeças de repolho” enterrados na areia em um local fresco, pois no frigorífico apenas duram cerca de 2 semanas.




Recolha de sementes

Por via de regra, a primeira floração é observada apenas no segundo ano após a semeadura de erva-doce. E a recolha de sementes só pode ser realizada após o desbotamento dos arbustos. Só será possível recolhê-las quando as inflorescências verde pálidas mudarem de cor para amarelo acastanhado. Apare-os cuidadosamente e pendure-os em uma sala bem ventilada, seca e fresca para secar, enroladas com folhas de jornal.

Pragas e doenças de erva-doce

Doenças do funcho

O funcho é caracterizado por uma resistência bastante alta à doença, mas, às vezes, sofre de podridão do caule ou raiz, cercosporose ou ferrugem.

Se o arbusto estiver doente com cercosporose, pequenas manchas angulares de cor amarela formam-se em todas as partes verdes. Com o tempo, a cor das manchas torna-se mais escura. As partes afetadas do arbusto ficam amarelas e depois morrem.

Podridão da raiz

Devido à podridão das raízes, o funcho morre. A princípio, folhas tornam-se castanhas e morrem. Se cavar um buraco perto do arbusto com uma profundidade de 15 centímetros, poderá encontrar as raízes enegrecidas. A planta afetada deve ser desenterrada e removida do local, juntamente com o solo adjacente às raízes. Se a doença foi detetada no estágio inicial de desenvolvimento, recomenda-se parar de regar a erva-doce e borrifá-la com uma solução da preparação fungicida.

Podridão do caule

Nas plantas afetadas pela podridão do caule, brotos e caules são danificados. Primeiro, observa-se o apodrecimento de uma parte do caule ou da parte aérea, após o que morre. Em alguns casos, a folhagem também é afetada. Como regra, a planta apodrece no nível da superfície do solo, e também se verifica o aparecimento de placas brancas como o primeiro sintoma da doença, então pequenas manchas castanhas formam-se na superfície do caule. Depois que os sinais da doença são encontrados, precisa parar de regar, remover a placa e cobrir as áreas afetadas com uma forte solução de permanganato de potássio, após o que as plantas são polvilhadas com cinzas de madeira.

Ferrugem

Assim que os primeiros sintomas da doença são notados, é necessário cortar todas as hastes e folhagens afetadas e pulverizar o funcho com uma solução fungicida.


Variedades de Erva-doce

A Erva-doce tem poucas variedades.

Variedades de sementes oleaginosas:
Chernivtsi 3 . A maturação desta variedade é observada por 135-150 dias.
Criméia . Essa variedade é notável por sua compacidade produtiva e é menos alta. Amadurece 15 dias antes em comparação com a variedade Chernivtsi 3. Devido ao fato de suas inflorescências estarem localizadas na mesma altura, é bastante fácil de colher.

Além dessas variedades, as verduras com alto teor de óleos essenciais e frutas perfumadas medicinais, outras existem como as: Zephyr, Crimean Oksamit, Mertsishor.

Outra variedade, a variedade de pimenta tem um sabor ardente.

As variedades mais populares de verdura são as variedades italianas »» siciliana, Zelma, Carmo, florentina, italiana, Bolonhesa. A altura dos arbustos é de cerca de 0,6 m e as cabeças de repolho atingem 15 centímetros de diâmetro.

As variedades de erva-doce de mesa mais populares são Grebneva e Ogorodny.





Propriedades da erva-doce

Propriedades úteis de erva-doce

Desde os tempos antigos, as pessoas usavam erva-doce como remédio. O valor medicinal essencial é devido aos óleos essenciais de plantas e frutas na forma de um pó. No entanto, no cozimento apenas folhagem, sementes e cabeças da planta são usadas. Contém vitaminas A, C, B1, B2, B3, B5, B6 e B9, cálcio, sódio, selênio, magnésio, cobre, zinco, potássio, ferro, cromo e alumínio, cinzas e fibras alimentares. Os óleos graxos contidos nesta planta incluem ácidos valiosos, como linoléico, petrozelínico, palmítico e oleico.

A erva-doce e os produtos fabricados com base na mesma são distinguidos por um desinfetante, antiespasmódico leve e um efeito diurético fraco. A erva-doce é recomendada para recém-nascidos com cãibras intestinais nos primeiros meses de vida (consultar médico). Famosa, para muitos, a água de endro, é preparada usando os frutos da planta. O óleo essencial de erva-doce limpa o corpo de toxinas e toxinas, por isso é frequentemente usado após festas pesadas ou depois de comer alimentos gordurosos. O pó desta planta é utilizado na fabricação de pastilhas para tosse, por apresentar efeito expectorante.

Recomenda-se usar esta planta para as seguintes doenças: pneumonia, amigdalite, laringite, bronquite, SARS, laringotraqueíte. Erva-doce e produtos feitos com base nela contribuem para a restauração do apetite, perdida durante períodos de doença, e também melhoram a digestão. Durante a gravidez, produtos à base de erva-doce são usados para eliminar ataques de toxicose e, após o parto, são usados para normalizar a digestão. Além disso, em mulheres que amamentam, contribui para o estímulo da lactação.

(A utilização deve ser acompanhada de vigilância médica)

É Ainda usada em cosmetologia e em perfumaria.

O funcho é mais frequentemente usado como:
    • medicamento antimicrobiano;
    • uma droga que fortalece o sistema imunológico e cura feridas;
    • profilático de câncer;
    • agente anti-inflamatório;
    • uma droga que normaliza o trabalho do trato digestivo;
    • um agente que melhora o metabolismo no corpo;
    • uma droga que estimula a lactação;
    • uma ferramenta que apoia e normaliza o trabalho do coração.

Contra-indicações

Algumas pessoas podem ter uma intolerância individual. Recomenda-se que pessoas com epilepsia, mulheres grávidas e com diarreia usem erva-doce com muito cuidado e em pequenas doses. Além disso, se uma pessoa tem problemas de saúde, o uso desta planta em excesso pode contribuir para o desenvolvimento de hemorragias.


RECEITA

Rebuçados de Funcho

http://casadasmos.blogspot.com/2013/11/rebucados-de-funcho.html


Siga-nos em :

https://www.facebook.com/groups/568756343272155

Pomar, Horta e Jardim


Sem comentários:

Enviar um comentário

Top 5